2021 exige mentalidade digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Um ano que começa com tantas incertezas é também um tempo de oportunidades para transformação em nossas empresas. Eventos esportivos são a representação quase perfeita de um produto off-line. Isso arrasta também a lógica dos organizadores: estamos mais atrasados do que outros mercados.

Portanto, demanda uma transformação mais profunda, em direção à mentalidade digital.

Entretanto, se preparar para transformação digital é difícil e facilmente confundido com fazer ações digitais, ou ter produtos digitais. Não é isso. Trata-se de uma mudança estrutural na empresa e na liderança, que demanda preparação. Demanda encarar que estamos em uma nova Era.

Não é transformação digital

Estamos falando da maneira de pensar e não de ações. Tem muita empresa que considera-se na Era Digital, mas ainda vive sob a lógica industrial.

Não se trata de digitalizar sua empresa. Trata-se de mudar o jogo.

Para começar, entenda o que não é transformação digital:

  • Atuação nas redes sociais. Sequer existir nas redes sociais é sinal de nada.
  • Ter área ou estudar marketing digital. É muito mais amplo que isso.
  • Produzir evento virtual. Ter produto virtual não diz nada sobre a mentalidade da sua empresa. É o jeito de trabalhar que conta.
  • Ter processos e plataformas on-line. Transformação digital não é estar on-line. Isso valia para 2000. Agora a raiz mudou.

E mudar sua empresa é o que você precisa em 2021. Antes que seja tarde.

É transformação digital

Se eu perguntasse aos meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido.

Henry Ford

Ford consolidou a revolução industrial. Não quis fazer melhor o que já fazia, queria fazer algo que ninguém fazia.

Você está vivendo uma revolução comportamental que impacta as empresas. Já percebeu?

Estamos falando de uma nova revolução, mas essa frase nunca foi mais real. A transformação digital requer agilidade, erro, ousadia, leveza, valorização das pessoas. É a Era que mudou.

Então, de forma muito genérica (aprofunde-se, procure livros e cursos), entenda o que mudar:

  • Aceitar e abraçar as mudanças, antes que seja tarde demais. Aja com intenção para se adaptar.
  • Estar disposto a errar, celebrar o erro. Testar muito é errar muito, errar barato para descobrir novos negócios é a base da mentalidade digital.
  • Manter aprendizado como valor básico da empresa. É um dos principais investimentos de tempo e dinheiro. E aprenda coisas novas.
  • Deslocar a liderança, gerar autonomia e confiar nas pessoas. Dar liberdade para as pessoas trabalharem e cobrar o resultado, simples e difícil. Seu jeito não é o jeito certo, a diversidade e autonomia que trazem vida às empresas.
  • Tenha metas de curto prazo e factíveis. As metas, de preferência são construídas pela equipe toda. O resultado não pode ser “o que você precisa agora”, mas sim, parte da empresa que você quer construir.
  • Menos foco na competição. Mais foco na cooperação.
É papel da liderança fazer a Transformação Digital.

É uma reforma cultural, com destaque para o novo papel da liderança. Estes são apenas alguns pontos, mas já ajudam para uma primeira reflexão. Mas tem muito mais por aí.

Sobre pessoas

Sim, em 2021 precisamos confiar mais para conseguir resultados. Para isso precisamos cobrar Transformação Digital uns dos outros.

É muito difícil porque, desde sempre, fomos ensinados à luz da indústria. Bater ponto, cobrar horário, ter hierarquia pesada, carreira linear, falta de transparência: são coisas que nos mantém seguros.

Mentalidade digital é viver sob a realidade e os paradigmas desse novo tempo.

Eventos são experiências para pessoas, trabalhar também deve ser uma experiência. O vírus ainda vai dar muito trabalho em 2021, é hora de aproveitar e fazer sua própria revolução.

Sobre o autor

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos