Você pode não ter escutado falar do termo Real Time Marketing, mas com certeza sabe do que ele se trata.
Para entender um pouquinho mais, precisamos olhar para o mundo e como as pessoas vivem quase sempre com uma característica em comum: o imediatismo.
Sim, é o imediatismo que guia o conceito Real Time Marketing. Por quê? Porque a internet é rápida, exigente, eufórica e com certeza uma parcela dos seus participantes se encontra nesse meio.
Entenda o conceito
Quando algum participante faz uma pergunta via Instagram ele espera receber uma resposta em poucos minutos. Isso acontece pois o público exige cada vez mais agilidade nas suas relações online, seja com um evento, uma marca, um amigo…
É esse o principal conceito de Real Time Marketing: ser ágil diante um feedback, uma pergunta ou um comentário.
Isso significa que o conceito está apenas atrelado às redes sociais? Mais ou menos. Sabemos que o imediatismo está muito presente nesse meio, mas espera-se que a agilidade exista também via e-mail, telefone, Google…
Resumindo um pouco, Real Time Marketing é a interação em tempo real que você tem com os seus clientes visando a criação de um vínculo.
Agora vamos entender porque é importante usar isso para os seus eventos.
Permite usar tendências e memes
Você já deve ter visto as redes sociais do mundo do esporte que são inteiramente voltadas para tendências e memes.
Perceba que nessas contas (Instagram, Twitter, Facebook) a interação entre pessoas é enorme.
Isso é o marketing em tempo real na sua forma mais pura.
Mas engana-se quem pensa que basta estar disponível para responder as pessoas e tudo certo.
Toda estratégia precisá de muito planejamento, afinal você precisará de muito esforço para pensar em uma campanha e estar disponível para responder a coisa certa, na hora certa.
Segmentação
Amamos falar disso por aqui.
A segmentação vai permitir com que você direcione campanhas e atinja públicos nichados.
Por exemplo, você pode usar informações e notícias do dia a dia que tenham a ver com o seu público para criar interação.
A criatividade do seu time tem que estar bem afiada nessas horas!
Aposte em enquetes, estimule comentários, faça mini jogos e esteja sempre atento as novidades.
Está todo mundo comentando sobre alguma notícia e você consegue trazer ela para dentro do seu universo? Faça!
Em 2014 a Coca-Cola foi a marca mais lembrada durante a Copa do Mundo no Brasil, mas não foi a toda que isso aconteceu, a equipe de comunicação apostou em Real Time Marketing e criou peças para as redes sociais de acordo com o resultado dos jogos gerando muito engajamento.
Aproxima e humaniza o seu evento
Se você ainda não se convenceu a usar essa estratégia para o seu evento, saiba que um Real Time Marketing bem feito pode te aproximar dos seus clientes de forma única.
Como disse anteriormente, se planejar para usá-la cria um vínculo e futuramente ajuda a fidelizar seus clientes.
Estar presente e se mostrar disponível é quase que uma regra para o mundo atual.
Pense nisso como um investimento!
Dica extra
Para acompanhar tendências e usar como estratégia use ferramentas como Google Trends e até mesmo os trending topics do Twitter.
Com certeza ajudará a equipe a achar o assunto perfeito.
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