5 estratégias de engajamento para o seu evento bombar!

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Todo mundo fala em engajamento e o quanto ele é importante, mas você sabe o que isso realmente significa?

Hoje trouxe aqui uma explicação básica do conceito e 5 dicas para te ajudar a ter um engajamento ótimo! Confira.

Afinal, o que é engajamento?

 

O significado literal é o “empenho em uma causa”. Esse conceito é muito usado nas redes sociais, mas você já deve ter visto ele sendo usado também em causas sociais ou em contextos empresariais, certo?

O nível de engajamento muitas vezes vai definir se o seu serviço ou produto conseguiu fisgar as pessoas. No Instagram, por exemplo, é possível medir o engajamento com a quantidade de reações e compartilhamentos em uma publicação.

Quanto mais pessoas falarem do seu produto, maiores são as suas chances de vendê-lo!

Por que investir em engajamento?

Criar estratégias de engajamento para as suas personas não é uma tarefa fácil. É necessário muito planejamento desde o início da venda das inscrições até o pós-evento.

Com essa estratégia alinhada será possível ter clientes engajados e possivelmente, fieis ao seu evento.

Outro ponto importante sobre ter clientes engajados é que quanto maior o nível de engajamento, menor será a taxa de churn (métrica que indica o quanto sua empresa perdeu de clientes.)

Isso acontece porque como o seu participante estará em constante contato com a marca, o tempo entre uma compra e a próxima será bem menor e o consumo será constante.

1) Apareça!

 

Você já ouviu falar da personificação? Esse termo é muito importante principalmente nas redes sociais e é usado quando um personagem é atribuído a uma marca. 

Quando você aparece nos stories para falar sobre algo importante ou simplesmente conversar com os seus seguidores, eles criarão uma identificação com você e automaticamente com a sua marca.

 Essa técnica pode gerar muito mais engajamento, afinal agora o seu seguidor sabe que você é real assim como ele!

2) Use as ferramentas disponíveis

 

Um dos segredos para ter um bom engajamento é ter um bom alcance. Muitas vezes você consegue isso nas redes sociais usando todas as ferramentas disponíveis.

Por exemplo, no Instagram é possível explorar stories, lives, IGTV, reels, enquetes, joguinhos, posts com música ou hashtags importantes. São diversas opções para que o seu perfil se destaque.

Use e abuse de todas elas e veja o que mais funciona para o seu público.

 

3) Diversifique o conteúdo

 

Você vende inscrições dos seus eventos, certo? Errado! Você vende muito mais que isso. São experiências e momentos únicos na vida dos participantes.

Por isso, a sua comunicação via e-mail, Instagram, Facebook ou onde quer que seja não pode ser voltada apenas a viradas de lote e preços. Claro, tudo isso é importante, mas você tem muito mais a dizer.

Você pode explorar deixar o seu feed mais harmônico e postar diferentes tipos de conteúdo semanalmente. Por exemplo, as segundas e quartas-feiras você pode postar conteúdos sobre o universo esportivos. Já as terças e sextas-feiras você fala sobre curiosidades sobre o seu evento e por fim as quintas-feiras você pode fazer algum anúncio ou trazer novidades. 

O cronograma fica a seu critério, use a criatividade!

 

Instagram Webrun
Instagram Webrun

 

4) Experiências sensoriais

 

Desde que a pandemia começou muitos organizadores aderiram ao formato de desafios virtuais.

Neste formato é possível entregar experiências sensoriais junto ao kit que o participante receberá em sua casa. 

Este tipo de experiência com certeza despertam sentimentos positivos sobre o seu evento e isso resulta em participantes muito mais engajados.

Por que não enviar um cupom de desconto para o próximo desafio como cortesia? 

 

Instagram The Conqueror Challenges

 

5) Canais de atendimento

 

Os canais de atendimento ao cliente são muito importantes para o sucesso do seu evento. É através deles que os participantes terão um contato bem mais direto com a sua empresa e por isso é importante facilitar essa comunicação. Deixe visível telefone, e-mail, chat ou esteja presente nas redes sociais.

Além disso, você pode usá-los para colher feedbacks e sugestões. 

Lembre-se de tentar personalizar o atendimento, isso deixará mais humanizado e menos robótico. Afinal, ninguém gosta de conversar com robôs.

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