5 livros para empreendedores se inspirarem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Motivação é sempre bem vinda, principalmente através de livros que acrescentam no lado pessoal e profissional

A ação do empreendedorismo é um ciclo diário na vida de quem trabalha com isso, sendo assim tanto organizadores de eventos maiores quanto menores estão sempre em busca de novas ideias, inspirações e principalmente algum tipo de motivação.

Veja cinco indicações de livros que podem fazer com que você evolua na vida e nos negócios.

1. O verdadeiro poder, de Vicente Falconi

O livro fala do legado do consultor e administrador Vicente Falconi Campos para as lideranças do país. Relata por meio de cases e exemplos onde o autor esteve diretamente envolvido, questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer. O texto esclarece, com grande didática, quais são os pontos de sucesso que estão por trás do crescimento saudável e do saneamento de grandes empresas e instituições governamentais.

O conteúdo relata experiências do autor nos anos de 1997 a 2009, período em que atuou como conselheiro em empresas como a Ambev e Sadia, além da sua intensa atuação em projetos de gestão dos governos municipais, estaduais e federal, juntamente com a equipe de consultores da FALCONI Consultores de Resultado.

2. O livro negro do empreendedor, de Fernando Trias de Bes

Entre o sonho de ser dono do próprio negócio e o sucesso empresarial, há um longo caminho a ser percorrido. É comum encontrarmos livros que expõem histórias vitoriosas e servem de exemplo para quem pretende empreender. Porém, as estatísticas mostram que muitos fracassam.

‘O livro negro do empreendedor’ busca mostrar o que não se encontra em manuais e livros de administração. O fracasso no mundo corporativo é um tema pouco explorado. No entanto, entender suas causas é fundamental para decidir a melhor forma de evitá-lo.

3. O Jeito Disney de Encantar Clientes, de Disney Institute

Todas as empresas buscam atingir a mesma meta: atender melhor as pessoas que compram seus produtos e serviços. Não importa se elas são chamadas de clientes, consumidores, pacientes ou, no caso Disney, convidados. Ou você as satisfaz ou corre o risco de perdê-las.

Este livro detalha as iniciativas por trás de toda a magia e mostra quais são os diferenciais da Disney, por meio de métodos criativos e práticas inovadoras, que se tornaram referência para todas as empresa.

4. Como o Google funciona, de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

Eric Schmidt, chairman executivo e ex-CEO da Google, e Jonathan Rosenberg, antigo diretor de produtos, apresentam nesta viagem em primeira mão aos bastidores da empresa as técnicas de gestão e as estratégias inovadoras que eles próprios desenvolveram e que permitiram à Google superar os complexos desafios da sua atividade. Aqui se explica como o avanço da tecnologia transferiu o poder das empresas para os consumidores e se conclui que, para sobreviver, é essencial concentrar esforços na qualidade dos produtos e investir numa nova categoria de profissionais multifacetados: os «criativos inteligentes», que aliam conhecimento técnico, sentido comercial e uma criatividade sem limites.

5. Repeatability: Build Enduring Businesses for a World of Constant Change, de Chris Zook

Com base em um estudo com mais de 200 companhias, os autores mostram que empresas bem sucedidas não mudam o seu plano de negócios radicalmente. Eles constroem um modelo que permite mudanças rápidas. Para Manzano, o livro tem uma leitura didática com exemplos que podem auxiliar empreendedores a lidar de forma simples com a complexidade do mundo atual.

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos