5 métricas essenciais para o seu evento

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Todo organizador sabe que o seu trabalho vai muito além de planejar e organizar um evento do começo ao fim.

Há também a necessidade de analisar e acompanhar métricas. Afinal, sem elas você não consegue saber qual estratégia está ou não funcionando.

Hoje trouxe aqui 5 métricas essenciais que você consegue analisar apenas olhando para números básicos.

Confira!

Visitantes da página

Para quem tem um site ou faz a gestão do evento através de uma ticketeira precisa acompanhar quantas pessoas passam por ali diariamente.

Assim você começará a entender como funciona o funil de vendas.

Vamos supor que ao analisar a quantidade de visitantes da sua página ou site você descobre que diariamente 1.000 pessoas passam por ali.

Agora imagine que depois de 1 mês, mesmo com essas pessoas acessando a sua página você ainda não tenha vendido nenhuma inscrição. Algo está estranho, certo?

A partir dessa análise é possível traçar metas, entender a sazonalidade do seu evento e revisitar estratégias.

Taxa de conversão

Essa métrica está relacionada com a quantidade de pessoas que visitaram a sua página ou site, o famoso tráfego.

Ela também faz parte do funil de vendas e permite analisar se as visitas estão convertendo em inscrições.

Logo a sua fórmula é: TC =  número de vendas / total de visitas

Vamos voltar para o exemplo dos 1.000 visitantes, mas agora a suposição é que desses 1.000 visitantes você tenha vendido 100 inscrições.

Logo, a sua taxa de conversão é 10%.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é medida através dos visitantes que acessaram a sua página ou site e saíram em seguida.

Mesmo sendo uma métrica desagradável, é necessário acompanhá-la para obter informações sobre a eficácia dos calls to action (chamadas para a ação) e da mensagem que o seu evento está entregando.

Com o tempo será possível fazer um planejamento para reduzir a rejeição e possivelmente aumentar a conversão.

Ainda com o exemplo dos 1.000 visitantes e 100 conversões. Aqui a taxa de rejeição seria de 90%.

Ticket Médio

Métrica fundamental para entender o valor de cada cliente!

O Ticket médio é o valor médio das vendas de um determinado período e pode ser acompanhado mensalmente.

Ticket Médio = Faturamento do mês / Quantidade de vendas no mês

Vamos voltar para o exemplo das 100 conversões. Com elas você teve um faturamento de R$10.000. Logo, o seu ticket médio foi de R$100 naquele mês.

Se você vende inscrições com diferentes tipos de kit e preços, precisará acompanhar essa métrica de perto para entender se o seu ticket médio é alto ou baixo.

ROI (retorno sobre investimento)

Essa é a taxa de retorno das suas ações. Afinal, toda ação onde você investe um valor precisa trazer algum retorno, certo?

Se você faz campanhas através de mídia paga, influenciadores, mídia offline e etc precisará fazer uma continha fácil para entender se a ação valeu a pena.

Fórmula do ROI

Vamos supor que como um todo você tenha faturado R$ 10.000,00 com as inscrições e que R$ 2.000,00 tenham vindo de ações em mídia paga.

Para fazer essa ação você investiu R$200. Neste caso, o ROI seria:

ROI = (2.000 – 200)/200 x 100 = 900%

Ou seja, a cada R$1 investido, você recebe R$ 9,00 de lucro.

Só assim você consegue medir se os seus investimentos estão te dando lucro ou não.

Essas são métricas básicas e você pode começar olhando para elas hoje mesmo!

O melhor é que dentro do painel Ticket Agora você consegue acompanhá-las com relatórios completos e bem intuitivos.

Recorte do painel Ticket Agora

Extra!

Aqui vai uma métrica extra e muito importante! O NPS.

O Net Promoter Score é uma métrica de satisfação do cliente criada para avaliar o grau de fidelidade em relação ao seu produto ou serviço.

Geralmente essa métrica é medida a partir de uma simples pergunta de satisfação que vai de 0 a 10 e separa as respostas em três: os promotores, os neutros e os detratores.

Promotores (nota 9 ou 10)

São os seus clientes leais, que enxergam o valor no seu evento e que vão indicar para outras pessoas.

Neutros (nota 7 ou 8)

São clientes satisfeitos, mas não leais. É muito provável que eles não indiquem o seu evento para outros.

Detratores (nota de 0 a 6)

São clientes insatisfeitos e que nunca voltarão a comprar com você e se possível compartilharão sua experiência negativa com amigos.

É importante avaliar o que os fez dar essa nota!

Cálculo

Agora que você já sabe quais são os tipos de clientes que essa métrica apresenta, é necessário entender como é feito o seu resultado:

% Clientes Promotores – % Clientes Detratores = NPS

Vamos supor que de 10 respostas, você teve 6 promotores (60%), 2 neutros (20%) e 2 detratores (20%).

O cálculo será feito usando apenas os promotores e detratores e excluirá os neutros:

NPS = 60% – 20% = 40%

O ideal é que você tenha um NPS cada vez mais alto, afinal clientes satisfeitos vão sempre falar bem de você.

Não deixe de entender os detratores, os feedbacks deles são sempre importantes!

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