7 dicas que o evento mais valioso do mundo pode oferecer

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Se você pensou que falaríamos da Copa do Mundo ou das Olimpíadas, saiba que está errado.

Neste texto apresentamos curiosidades da NFL, maior liga de futebol americano do mundo e do Super Bowl, final deste mesmo campeonato que foi realizada ontem 02/02.

O evento que vale mais de US$ 580 bilhões, segundo a revista Forbes, está cheio de ensinamentos que podem ajudar você a organizar seu próprio evento.

1 – Estratégia de preço e escala

Ao contrário de alguns esportes como a NBA, que tem uma série de 7 jogos nas finais, o Super Bowl é apenas um jogo, que acontece anualmente.  A forma de escalar o evento em apenas uma data, concentrando todo o público para vivenciar uma experiência única, acaba tornando aquele momento imperdível, refletindo assim nos valores dos ingressos.

A entrada mais barata sai por US$ 3 mil, cerca de R$ 12 mil e o mais caro, próximo ao banco de reservas, custa US$ 15 mil, o equivalente a R$ 60 mil. E você acha que alguém reclama do preço? Nada disso, as pessoas querem fazer parte dessa história.

2 – Apoio do governo e órgãos públicos

Por entender o quanto o evento significa para a economia da cidade, o governo se sujeitou a um tipo de regulamento, com 154 páginas. Alguns itens dessa lista são essenciais para a manutenção do Super Bowl, no entanto, outros são no mínimo curiosos. Confira alguns:

  • Escolta gratuita da polícia para os donos das equipes
  • Uso gratuito das suítes presidenciais dos melhores hotéis da cidade
  • 35 mil vagas de estacionamento
  • Novas torres de telefone celular
  • Receber toda venda da receita de ingressos
  • Caixas eletrônicos próximos ao estádio que aceitem bandeiras dos patricionadores da NFL

Além disso, existe a suspensão de leis como a proibição do consumo de bebida alcóolica em locais públicos e também a isenção total de impostos, entre outras coisas.

3 – Negociação de mídia e espaços do evento

Se a negociação com o governo não é flexível, imagine com patrocinadores e anunciantes?

O evento tem alcance e impacto em mais de 100 milhões de americanos e cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo. Todos conectados ao mesmo tempo na TV e nos celulares, isso faz com que os valores na tabela de mídia do evento dobrem a cada ano.

As marcas que tiveram seus comerciais veiculados por apenas 30 segundos na última edição, precisaram desembolsar cerca de 4,5 milhões de dólares (hoje esse valor seria de em média de R$ 18 milhões). Só a Microsoft vai pagar US$ 400 milhões ao longo dos próximos cinco anos, apenas para poder dizer que o “Xbox é o console oficial da NFL”, assim como ter a marca nas estatísticas exibidas durante as transmissões ao vivo. O acordo também envolve o uso do tablet Surface em campo, pela equipe técnica.

No Brasil, o Magazine Luiza investiu forte e fez várias ofertas durantes a transmissão.

4 – Entretenimento:

As oportunidades além do esporte como a estrutura e o planejamento do entretenimento são ótimos cases para próximos eventos. Aprenda a enxergar oportunidades além do esporte, antes, durante e pós evento.

5 – Entretenimento: Antes do evento

Vocês se lembram das Fans Fests da Copa do Mundo do Brasil? Na última edição do Super Bowl, em Nova York, um espaço chamado Super Bowl Boulevard ocupou diversas ruas nos arredores da Times Square. Shows, estandes, trailers, tobogãs, pistas de patinação, festas VIP e todo tipo de ação promocional impactaram tanto os fãs de futebol como os habituais turistas da cidade.

6 – Entretenimento: Durante o evento

Com um potencial gigantesco de mídia, que somente o jogo por si só gera, a organização não se dá por satisfeita. A partida da final, o Super Bowl, sempre conta com um grande show. Já participaram astros como Michael Jackson, U2, Paul McCartney, Rolling Stones, The Who, Madonna entre muitos outros. O palco em que os artistas se apresentam é montado e desmontado em apenas dez minutos.

7 – Entretenimento: Pós-evento

O evento acabou e agora? O planejamento para o próximo ano já começa a ser colocado em prática, aproveitando todo o buzz de mídia e sensações que o evento proporcionou. Sendo assim, começa tudo de novo como a venda de ingressos para a próxima temporada, elaboração e precificação da nova tabela de mídia e ingressos (tudo fica mais caro), ideias de novos shows e novas ativações.

Fontes:

https://esportes.terra.com.br/futebol-americano/super-bowl-50-e-outros-milhoes-veja-numeros-da-final-da-nfl,2a541f165ef923c3ef68d04e06c12cbaobt28bfw.html

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