Benchmarking: aprenda com os campeões

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Você precisa fazer Benchmarking.

(Aliás, primeira dica: não existe “Benchmarketing“, mas muita gente fala errado).

Essa palavra é muito presente no universo de negócios e basicamente significa estudar o que de melhor há ao seu redor para melhorar seu próprio resultado.

Trata-se de buscar parâmetros para evolução, para melhoria consistente. As vezes os parâmetros estão dentro da própria empresa – uma área com processos redondos, ou até um modelo de liderança que funciona – mas normalmente achamos soluções olhando para fora.

O universo de eventos tem uma vantagem muito grande para quem quer fazer Benchmarking: os próprios eventos são experiências em grande parte abertas, com todas as qualidades e defeitos transparentes e que permitem gerar insights para melhoria da experiência que você proporciona.

Vamos aproveitar essa condição favorável!

Como fazer Benchmarking de eventos?

Escolha os eventos que você considera referências de mercado. Essa escolha deve levar em conta, além das suas opiniões a opinião dos participantes.

Não é o que você gosta, mas o que faz sucesso é que interessa em um estudo de mercado.

Você não precisa selecionar os eventos do seu segmento: todos os nichos têm suas qualidades e detalhes que você pode aproveitar e trazer para sua realidade. Por exemplo, ir à um show, se você promove palestras, pode te dar ideias sobre organização, experiência, organização de staff.

Eventos são entidades abertas que emanam feedbacks automáticos do público.

Outras dicas importantes.

  • Treine o olhar para captar informações relevantes: todo organizador de eventos já saí de casa com essa visão diferente, mas nem sempre percebe sutilezas. Converse com organizadores, perceba em detalhes o funcionamento e leve aprendizado da experiência. É um exercício que se aperfeiçoa na repetição.
  • Coloque na sua agenda de trabalho: ou seja, não é o acaso que vai te levar ao evento, mas sim, você vai incluir como uma tarefa tão importante quando as demais do seu dia-a-dia. Lembre-se que uma pesquisa de campo pode mudar para sempre o seu negócio.
  • Tenha um método para insights e implementação: não basta olhar, aprender e não fazer nada a respeito. Leve um caderno, anote no celular e mais, tenha um método de internalizar e compartilhar as ideias com o restante do seu time. Tenha processo para internalizar novos pensamentos.

Faça Benchmarking naturalmente.

Até o almoço de domingo pode render um bom benchmarking. Lembre-se do conceito: tirar referências positivas que podem melhorar seu próprio negócio. Oras, tudo pode ser essa referência, pequenos momentos também são importante.

É importante manter o olhar treinado e metodologia: todos os eventos são fonte de inspiração, desde um estande no shopping até um super show de rock. E você com certeza frequenta esses lugares, quase sempre sem nenhuma obrigação.

Outra maneira natural de fazer o Benchmarking é olhar para o passado. Suas próprias experiências revelam boas práticas que um dia você já e olha só, esqueceu. Toda nossa trajetória é repertório para inovação.

Lembre-se que alguém sempre faz algo melhor do que você.

Já ouviu dizer que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa? Em partes é verdade. Sempre há o que aprender com concorrentes e empresas que são referência de mercado.

Praticar humildade, com abertura de visão, permitirá à você pensar grande, sem limitações e manter o foco em aprendizado.

Dica-final: vale a pena ir ao exterior ver eventos em grandes cidades que reunam gente do mundo todo. É um investimento mais pesado mas pode mudar a vida em termos de profissionalismo. Todo segmento tem seus encontros mundiais mais procurados. E eles são os maiores por algum motivo – vamos descobrir e fazer melhor.


Bom, enquanto você define seu próximo foto para Benchmarking, por que não aprende um pouco mais sobre como construir seu funil de vendas? Confira já!

Ainda quer saber mais sobre o tema deste artigo? Confira então uma matéria no site da Endeavour, especial sobre o assunto.

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