Benchmarking: como olhar para a concorrência

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Se você tem como estratégia olhar para a concorrência, você faz o famoso benchmarking.

Esse termo é muito presente no universo dos negócios e basicamente significa analisar as melhores práticas dos concorrentes para melhorar o seu próprio resultado.

Fazendo benchmarking você estará sempre buscando a evolução do seu negócio, tornando a sua cultura de melhoria uma prática consistente.

Organizadores de eventos esportivos devem analisar conceitos criativos de eventos, identidade visual, ferramentas utilizadas, forma de atendimento e tudo que envolve os processos para a realização de um evento.

A regra é simples: você precisa se inspirar no seu mercado para:

  • Melhorar o seu atendimento;
  • Acompanhar as novidades do mercado;
  • Oferecer experiências cada vez melhores;
  • Reduzir custos;
  • Se destacar.

Por que organizadores precisam fazer benchmarking?

O universo de eventos tem uma vantagem muito grande para quem quer aplicar essa prática. Isso porque os eventos são experiências abertas, com todas as qualidades e defeitos transparentes.

A análise deles já permitirá que a sua equipe se reúna para gerar insights para a melhoria da experiência que você proporciona.

Olhe para o mercado de eventos de forma geral

Quem acessa o HUB deve fazer parte do mercado esportivo, mas o benchmarking também permite que organizadores olhem para todos os nichos. Por exemplo, shows, festivais, eventos corporativos, baladas e etc.

Todos eles podem te dar ideias sobre organização, experiência, organização de staff e muito mais.

Dicas importantes

Treine o olhar para captar informações relevantes: todo organizador deve ter um olhar crítico e perceber sutilezas que permeiam esse universo, mas além disso é importante que conversas com outros organizadores acontecem frequentemente.

Estabeleça o que será analisado: sim, você pode olhar para eventos de uma forma geral, mas qual é seu principal gargalo? Faça uma lista dos principais aspectos a serem observados e os seus objetivos. Por exemplo, a sua lista pode ser composta de:

  • Estratégias em redes sociais;
  • Agilidade de atendimento;
  • Composição de kits;
  • Melhorias de percurso;
  • Preços praticados.

Use as informações coletadas e estabeleça metas para a implementação da melhoria: o benchmarking é um exercício que se aperfeiçoa na repetição. Com o tempo será necessário organizar todos os insights e começar a implementá-los.

Para isso será necessário muito planejamento e organização para que depois da implementação haja uma análise de resultados. Afinal, nem tudo o que você observar na concorrência servirá para o seu negócio.

O importante é testar.

Dica extra

O TS Summit 2022 é o momento perfeito para você fazer benchmarking e networking.

O evento acontece no dia 16/08 e oferece preços especias para clientes Ticket Sports.

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