Como divulgar um evento de corrida para obter sucesso?

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Uma dúvida comum entre os organizadores de corrida é sobre a melhor forma de divulgação do evento. Afinal, do que adianta tanto planejamento e dedicação, se a corrida não chegar aos ouvidos do atleta? Com o mundo digital, a gama de opções de canais para divulgação aumentou bastante e isso dificultou ainda mais a tomada de decisão do organizador.

Não existe certo ou errado na hora de fazer a divulgação de um evento. Mas existem alguns caminhos que trazem bons retornos para a corrida. Um deles é a mídia social, como o Facebook. Esse tipo de meio de comunicação é utilizado por quase todos organizadores de corrida do país e possui custos baixos se comprado com as mídias tradicionais.

Para Hélio Takai, diretor da HT Sports, as páginas dos eventos que ele organiza, por exemplo, o Circuito de Corrida Caixa, são as que dão maior retorno de divulgação. “Fazemos divulgação pela página do evento e também por mídias pagas dentro das redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram”, conta.

Ainda de acordo com Takai, o importante é ter uma comunicação que atinja o público de forma objetiva, independente do canal. “Oferecer um evento de qualidade, com informações precisas e claras faz toda a diferença para o sucesso da corrida”, revela.

Além das mídias sociais, outra forma interessante de chegar até o público-alvo do evento é por meio de publicidade em veículos online segmentados. Geralmente esses veículos falam diretamente com o público da corrida. De acordo com Rafael Sodré, organizador da Corrida do Bope, no Rio de Janeiro, além da página do evento no Facebook, ele também fez a divulgação no site de corrida Webrun. “Foi um dos nossos grandes parceiros na divulgação. Ativando esses dois canais, mídias sociais e site especializado, as inscrições se encerraram em três dias”, conta.

Também vale lembrar que o próprio banco de dados do organizador do evento pode ser uma mina preciosa na divulgação da corrida. Com esses dados é possível disparar e-mail marketing para o público certo do evento. Na Latin Sports, empresa que organiza o Circuito de Corrida Track&Field, esse método é bastante usado.

“Trabalhamos com e-mail marketing e diversas outras formas de divulgação. Muitos clientes nos escrevem solicitando uma corrida em sua cidade. Armazenamos estes contatos, que posteriormente nos ajudam muito na divulgação. Também realizamos um forte trabalho de divulgação em nossas redes sociais, o retorno é bem positivo”, ressalta Rodrigo Medeiros, CEO da Latin Sports.

As mídias tradicionais de publicidade também podem ajudar na divulgação do evento. Apesar de serem mais caras, os retornos continuam positivos. Na agência OOF, que promove corridas como a Corporate Run, as campanhas dos eventos sempre englobam compra de mídia em diversos canais.

De acordo com Anuat Tacach, fundador da OOF, tudo depende do projeto. “Para a corrida Fashion Run, por exemplo, o plano de mídia foi diferente. Tivemos cerca de quatro milhões de reais em anúncios como revista Vogue, SPFW e em todos os veículos ligados a moda”, revela. “O retorno foi bem positivo e a corrida um sucesso”, complementa.

Portanto, como apontado no início desse texto, não há certo ou errado na hora da divulgação de um evento de corrida. Tudo precisa ter sintonia com o estilo do evento, com o público-alvo e com o budget do organizador.

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