Como montar uma proposta de patrocínio para seu evento

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O patrocínio é uma das grandes fontes de renda para os eventos esportivos, além de ser uma ótima estratégia B2B para aproximar o seu evento do público-alvo com a ajuda das marcas. Para conseguir esse patrocínio, elaborar uma boa proposta é essencial!

Para que não sabe essa proposta, quando bem feita, serve para apresentar o que é o evento e qual o seu público, para assim o possível patrocinador conseguir entender se é também o público que ele está buscando e se vai gerar o resultado esperado.

Isso é importante também para o organizador, que só deve buscar marcas que já possuem afinidades com o público do evento (ou que tenha de histórico), caso contrário você vai ter dificuldades de argumentação na hora da negociação.

Trazemos aqui os principais conceitos sobre essa proposta, o que ela precisa conter e algumas dicas para a apresentação em si.

Esperamos que seja de grande ajuda na sua conquista de clientes.

Estrutura da proposta

Toda proposta precisa ser única para cada possível cliente que você vai entrar em contato.

Customize com o logo, reforce o nome do cliente dentro do material e cite sempre a afinidade do público com a marca.

Características básicas

Tudo que a sua proposta precisa ter para apresentar o seu evento da melhor forma possível.

⦁ Fale sempre a verdade, não invente fatos principalmente se eles se provarem mentira no evento;
⦁ Boa escrita e gramática impecável: linguagem clara e profissional;
⦁ Imagens sempre em alta resolução, pois elas valem muito mais que mil palavras;
⦁ Diagramação e design: o material precisa ter capa, índice de cada etapa da proposta, número de páginas e encerramento. Se apresente como grande para ser tratado como tal. Utilize as cores do evento.

Sobre o evento

Aqui você vai falar sobre as qualidades do seu evento. Tenha em mãos os dados históricos do evento, faça uma pesquisa com o público, tenha todos os processos do dia da prova alinhados.

⦁ Qual a marca; Qual será o esporte; Qual o proposito de existir e diferenciais;
⦁ Quantidade de público esperado. Uma dica: inclua também os funcionários na conta;
⦁ Localização; Data, horário e tempo de duração;
⦁ Qual a programação do evento (horário de largada, ações e etc.);
⦁ Fotos (se houver) das outras edições e ações com o público.

Logo após descrever o evento e deixar os diferenciais em evidencia, fale sobre público, que é a parte mais interessante da apresentação.

Sobre o público

Aqui você vai descrever o mais próximo possível qual o público de participantes esperados no seu evento (dados demográficos).

Pode ser especulativo, com base no histórico ou até por analise de concorrência.

O mais importante é deixar claro para o cliente qual público a marca dele vai conversar no seu evento para ele decidir se faz sentido dentro da própria estratégia.

  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Localização;
  • Comportamento de compra (kit mais básico, uso de parcelamento).

Outra ideia para complementar o seu público é pesquisar o público do esporte escolhido. Pode ter certeza que já existem muitas pesquisas sobre comportamento daqueles que vivem este esporte e você pode usar essas informações na apresentação.

Investimento

Sem dúvidas a parte mais delicada da proposta e que normalmente é o principal interesse do possivel patrocinador. Para não ter erro, tenha em mãos todos os custos que a sua empresa terá com a organização do evento, a fim de saber quanto será o valor solicitado por cota.

⦁ Tipos de cotas disponíveis; Valor do investimento por cota;
⦁ Custo aproximado da realização do evento;
⦁ Formas de pagamento (antes da realização, depois, parcelado).

Se o seu evento tem um custo de R$10.000 reais, por exemplo, você pode dividir em 10 cotas de R$1.000 ou 5 cotas de R$2.000, tente encontrar um valor que seja atrativo para os investidores e que faça sentido para você ofertar.

Não pode existir um número finito de cotas, elas precisam ter um número bem definido para você ter como meta de venda. Cada proposta enviada precisa ter uma cota reservada, assim você não corre o risco de vender mais do pode entregar.

Você também pode criar uma variedade de cotas com diferentes entregas para o cliente, como cotas de apoio, parceiro ou cota de divulgação.

Depois de definir a questão financeira da cota, hora de definir quais as entregas do seu lado vão justificar esse investimento. Lembre-se sempre que o objetivo de quem patrocina é obter lucro: ele estará investindo capital no seu evento e espera uma parceria dessa pode durar muitos anos.

Entregas

Descreva detalhadamente todos os benefícios para o cliente de patrocinar o seu evento. Tenha uma listagem de todos os locais (todos mesmo!) que o logo do patrocinador pode entrar, quais estruturas podem ser customizadas para ele, como a marca dele vai ser apresentada para o público, ideias de ações no evento e até sugestões de interações que a marca pode fazer.

Tente deixar essa parte da proposta o mais rica possível. Quanto mais detalhes mais a entrega se tornar interessante aos olhos do possível patrocinador.

Uma dica importante: dê exemplos do resultado final! Já tem imagens dos kits do participante? Faça o mock-up (representação) do logo dele na camiseta para demonstrar. Isso vale para qualquer espaço que foi planejado, inclusive nas redes sociais e comunicações.

Depois mostrar que a marca dele vai ser estampada em todas lugares, demonstre qual a possibilidade dessa publicidade reverter em vendas, contando um pouco do perfil dos clientes e hábitos de compra nesse tipo de evento. Se compram muito tênis, se renovam o guarda-roupas ou até se ficam mais tempo no evento quando tem lojas.

Finalização

Aqui você vai deixar todos os seus contatos e também mais algumas informações uteis.

⦁ Canais e contatos para retorno da proposta;
⦁ Se existe abertura para negociação ou termos das cotas;
⦁ Prazo para o retorno (tente se informar sobre o processo da empresa antes);
⦁ Resumidamente como vai funcionar caso ele dê o aceite (documentação, questões legais e etc.).

Tente passar a mensagem que você está a disposição para conversar sobre qualquer aspecto da proposta e reforce o quão seria valioso para ambos a presença da marca dele no evento.

 

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