Como organizar um evento no formato Circuito de Corrida?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No mercado de evento esportivo é comum ver alguns circuitos de corrida de rua espalhados por todo país. Esse tipo de evento realiza mais de uma etapa da prova em diferentes cidades. E, apesar da característica do evento ser a mesma para todas as etapas, cada corrida do circuito tem a sua particularidade. Isso porque, cada etapa possui um trâmite diferente com os órgãos públicos, com as licenças, com o transporte, entre outros.

Porém, um ponto básico para um circuito de corrida ter sucesso é a boa execução dos itens indispensáveis de corrida. Geralmente esses itens, como a segurança, não são perceptíveis para os atletas, mas quando mal executados podem acabar com a reputação do circuito. Além disso, proporcionar ao atleta novas experiências, que vão além da entrega de água, fruta e massagem podem ajudar ainda mais a consolidação do circuito.

Segundo Rodrigo Medeiros, CEO da Latin Sports, eles costumam brindar o atleta do circuito com uma experiência completa de ativações geradas com os patrocinadores e parceiros do evento. “Não queremos que o atleta só corra e volte para casa. Por isso, realizamos um espaço aberto de engajamento criando uma sensação única para os atletas aproveitarem o evento antes de voltarem para casa. Queremos que eles voltem felizes e satisfeitos com o que foi experimentado”, conta Medeiros, responsável por organizar o Circuito de corrida Track&Field, que contou com 60 etapas em 2015.

Vale lembrar, que o nível de ativação deve ser o mantido em cada etapa do circuito para garantir a homogeneidade em todas as corridas. Além disso, como todo evento esportivo, algumas dificuldades são encontradas pelos organizadores. Por isso, de acordo com Medeiros, o quanto antes for iniciado o trabalho de concepção do circuito e o planejamento, menores serão os riscos.

Para Hélio Takai, diretor da HT Sports, que organiza o Circuito de Corrida Caixa, o planejamento bem feito costuma sanar todas as possíveis dificuldades de um evento em formato de circuito. Porém, para ele, a distância entre as cidades que recebem as etapas do circuito é o maior problema. “Como nosso país é muito grande a distância é a principal dificuldade para o Circuito Caixa”, ressalta.

Portanto, para organizar um circuito de corrida no Brasil, é preciso se planejar, ser criativo e colocar a mão na massa. Só assim tudo sairá perfeito em todas as etapas do evento.

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos