Como ter um Instagram vendedor

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Dicas para aumentar o engajamento e ter sucesso no seu evento

Você e sua equipe organizaram o evento, escolheram o local, encontraram patrocinadores, fornecedores, definiram como serão feitas as inscrições, providenciaram brindes, fizeram todo o esquema de segurança, idealizaram o site e por fim, fizeram uma conta no Instagram, mas por algum motivo esse perfil não chamou muito a atenção dos participantes?

Calma! A gente vai te ajudar a montar um Insta VENDEDOR.

Existem muitas variáveis para o sucesso de um evento, algumas fogem do controle da organização, e aqui, podemos traçar um paralelo com as variáveis ambientais do marketing, onde, a grosso modo, no microambiente estão os processos que se pode ter controle internamente e no macroambiente onde há variáveis que não se pode controlar.

O clima, por exemplo, uma chuva pode arruinar, ainda que momentaneamente, um evento.

Porém, os erros que realmente pesam estão no microambiente, pois são aspectos totalmente controláveis. 

É neste ambiente que podemos cuidar da promoção, um dos 4 p´s do famoso conceito criado por Jerome McCarthyv que resume os pilares básicos de estratégias de marketing.

Promoção, nesse caso, refere-se não há uma liquidação ou oferta, mas a promoção da marca, ou seja, como ela se comunica, tanto online quanto off-line.

E é aqui onde muitos negócios têm cometido erros.

Vemos negócios dos mais variados segmentos deixando dinheiro na mesa simplesmente por não se comunicar bem com o público. Isso ocorre em diversas plataformas porém, hoje as dicas serão para o Instagram.

Pessoalmente, acredito que embora essa rede social não seja a maior de todas, aparecendo em terceiro ou quarto na lista, ela possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo, mais de 100 milhões no Brasil e talvez seja a que consegue misturar melhor o social com profissional em termos de interação.

Então resolvemos trazer algumas dicas para você, organizador de eventos, bombar seu Instagram e consequentemente, seu evento.

 BIO

– Apresente-se. Não importa se a sua página irá reunir vários eventos ou se é a página de um evento específico, diga ali, do que se trata. É como se fosse um cartão de visita;

– coloque uma tag clicável do seu evento ou com o nome da empresa para direcionar as pessoas a uma página com conteúdos gerados pela própria marca ou terceiros, podendo ser replicados por ela.

– Coloque um CTA (Chamada para ação).

Use frases como: ‘’Clique no link abaixo para ficar por dentro dos nossos eventos’’, ‘’Clique para se inscrever’’ ou incentive o compartilhamento do seu público, ex: ‘’ Use a hashtag para aparecer no nosso feed ‘’;

– adicione o slogan da sua empresa ou uma frase de impacto do evento;

– adicione um link.

Pode ser um link pro seu site, página do evento, Linktree ( página que reúne vários links, muito útil caso seu no seu insta haja mais de um evento ) ou do Whatsapp caso você já tenha uma estrutura para atender os participantes e interessados por lá.

Use o botão de contatos

– Para não lotar seu direct, insira outras opções de contato, você pode reunir todas elas em um só botão.

 Destaques

São stories que não somem em 24 horas.

– Aqui você pode colocar um ‘’Quem somos” ou um resumo do evento, FAQ, conteúdos sobre eventos antigos e stories de influenciadores.

O que postar no feed?

– Poste memes e vídeos engraçados do seu segmento, claro, sempre com bom senso;

– carrossel de imagens desmistificando algo da sua área;

Se seu evento é de mountain bike, por exemplo, você pode fazer uma sequência de imagens dizendo que não há idade para aprender a pedalar, sobre o quão a genética determina o sucesso nas competições ou sobre musculação x ciclismo.

– lives respondendo dúvidas sobre o os eventos;

– posts mais ligados a saúde, como: Importância de se hidratar, como se preparar para a prova, vídeos de alongamentos, etc;

– carrossel de imagens falando sobre os equipamentos importantes para o evento e alimentos que ajudam a ter energia para concluir o percurso;

– post com frases motivacionais, pensamentos de filósofos ou citações de grandes ícones da história ou de pessoas do segmento;

– reels do percurso, vídeo institucional e vídeos com uma pegada mais emocional;

Faça parcerias estratégicas (Quer ir perto, vá sozinho, quer ir longe, vá acompanhado

 Você pode, por exemplo, fechar uma parceria com um nutricionista que tem uma grande quantidade de seguidores e fazer lives falando sobre alimentação durante o período de preparação para o evento ou até um psicólogo, pedagogo ou pediatra, para falar sobre a prática de esportes na infância;

 Tente contato com referências do esporte.

Não é fácil, mas conseguir um story que seja em um Instagram grande, pode trazer ótimos resultados.

  Prova social 

– Se você já realizou eventos antes, consiga depoimentos de participantes, isso dará credibilidade para os futuros.

Stories

– Poste rotina de treino dos participantes;

– caixinha de perguntas (Qual a sua bike preferida? Qual tênis você recomenda pra correr? );

– enquetes (O que você prefere: treinar à noite ou pela manhã? Correr no frio ou no calor? );

Isso além de aumentar o engajamento, servirá de base para futuros conteúdos, uma vez que você conhecerá melhor o seu público.

– Poste a rotina da organização do evento. As pessoas precisam saber que há pessoas por trás disso.

Converse com seu público, seja uma marca humanizada. Fale sobre tendências do esporte em geral e do seu nicho.

Por fim, poste com frequência, quem não é visto, não é lembrado. Porém, poste conteúdos relevantes.

Tente fazer isso com certa antecedência, pois crescer de forma orgânica no Instagram leva tempo.

Se você deixou tudo pra última hora ou quer dar uma turbinada no seu evento, pode pensar em investir em tráfego pago, assunto que traremos em breve por aqui!

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