Confira como foi o Webinar com Camila Bahia da Dream Factory sobre a Maratona do Rio

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Na última quinta-feira realizamos um Webinar exclusivo com Camila Bahia, Gerente de Produto Proprietários da Dream Factory, a empresa responsável pela Maratona do Rio ao lado da Spiridon, que cuida da parte técnica da prova.
Camila tem 25 anos de experiência na área de marketing e carrega uma grande bagagem, atuando em grandes empresas nacionais e multinacionais, dos setores do entretenimento, indústria fonográfica e esportes, como The Walt Disney Company Brasil, The Walt Disney Records, XYZ Live e Casa do Show Produções. Também fez o agenciamento artístico de grandes nomes do showbusiness nacional como Skank, Seu Jorge e Claudia Leitte.
No âmbito dos esportes já fez o gerenciamento de 13 eventos entre corridas e caminhadas dos quais reuniram um público de 140 mil pessoas, para as franquias Disney/Pixar, Princesas, Marvel e Star Wars, em cinco capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia e Brasília. Estes projetos reforçaram o Brasil como país referência neste modelo de eventos dentre os demais escritórios regionais em todo o mundo.

O Webinar

Durante 1 hora diversos temas foram abordados e muitos organizadores puderam tirar as suas dúvidas ao vivo, fazendo do conteúdo uma verdadeira aula. O Webinar foi um sucesso, confirmando a necessidade de produzirmos mais conteúdos do tipo para o mercado de eventos esportivos.

Imersão na Maratona do Rio

O bate-papo começou com uma imersão na Maratona do Rio. O primeiro assunto abordado foi a diferença entre eventos da Disney que tem toda sua atenção voltada para a experiência e entretenimento e um evento como a Maratona que é mais voltado para performance. Camila afirma que existem diferenças, mas que os principais pontos em comum são os aspectos que permeiam a segurança e proteção de marca. Outro ponto que ela trouxe na bagagem para a Maratona do Rio é a preocupação com o público infantil e como tratar a família.
Outro ponto importante foi falar do crescimento da prova durante os anos e o que esperam para o futuro. Hoje são mais de 40 mil atletas fazendo o maior festival esportivo da América Latina, fruto de muito estudo de planejamento, melhorias e busca da constante evolução. Hoje a prova tem foco na experiência e excelência no atendimento.
A relação entre Dream Factory e Spiridon baseada em respeito e muita parceria. A Spiridon cuida de toda parte técnica, o que acontece no percurso, relação com assessorias, com atletas, PCDs e controle de staff.  A Dream Factory cuida da parte comercial, captação de patrocínio, comunicação, estratégia, produção, montagem do evento e contratação de fornecedor. já a gestão das inscrições é uma responsabilidade das duas empresas.
A principal lição é se reinventar, aprender com erros e buscar a evolução.

Mercado

O mercado de corrida de rua cresceu muito nos últimos anos, são muitas provas em todas as regiões do Brasil. Mas o mercado ainda precisa evoluir muito em algumas questões básicas como a segurança nas provas. Camila deu dicas para a captação de patrocínio principalmente para empresas menores, é necessário que você tenha a expertise para buscar patrocínio, se você é um organizador focado na produção não necessariamente você vai ter esse viés comercial, por isso talvez seja interessante buscar um parceiro. “é necessário entender o mercado, quais são as marcas para cada segmento, tem que fazer um estudo, um mapa de aderência para identificar quais são as marcas que estão buscando determinado evento.”

Inscrição

A importância da inscrição também foi abordada. A Maratona do Rio tem uma venda complexa pela quantidade de provas e categorias diferentes e por isso o papel de uma plataforma de inscrição parceira é fundamental. Só com um atendimento personalizado é possível vender não apenas inscrições, mas também produtos, pacote de fotos, ticket de ônibus…

Dicas-finais

Por fim, Camila deu a principal dica para organizadores, “se você não é atleta, seja um”. Para ela pensar como um atleta e entender suas necessidades é o mais importante para chegar na excelência. Por fim, as perguntas feitas foram respondidas e gerou mais vários insights bacanas tanto para quem está começando agora, como para quem já está no mercado há um tempo.

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