Desafio Virtual: receita complementar e experiência essencial

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Muitos organizadores me perguntam se deveriam fazer um desafio virtual. O modelo virou esperança de receita para cenário sem eventos.

Mas não é bem assim.

Os virtuais conquistaram seu mercado, seu espaço durante a pandemia, é fato.

Mas, o volume de adeptos é muito menor do que eventos presenciais. Não é possível recuperar um patamar sequer de um evento presencial “ruim” com um desafio virtual.

Mesmo assim, é um formato que veio pra ficar. Nossa estimativa é que esta modalidade irá representar entre 10% e 15% no total de inscrições / ano neste mercado. É relevante, mas não é core.

Além do aspecto financeiro (complementar) a experiência com eventos digitais é importante por outro motivo: você aí precisa se digitalizar, entender a nova realidade das experiências humanas, a mescla entre virtual e real.

Então, para a pergunta – Devo fazer um desafio virtual? – a resposta é SIM. Mas por motivos mais estratégicos.

Prepare sua empresa para o futuro

Em um texto recente analisei uma nova realidade, das experiências híbridas. Os eventos não serão mais os mesmos e precisam de transformação digital.

Já é possível concluir que as experiências vão acontecer simultaneamente nos dois universos.

O desafio virtual é o primeiro passo para encarar este mundo.

Organizadores de eventos são normalmente empresas com viés mais analógico. Quando querem se digitalizar pensam em inscrição (nosso trabalho) e não na experiência.

Quem encarou a ideia desta plataforma digital para o esporte deu um passo importante e tem a skill do momento: adaptação intencional. Foi atrás do novo, quem sabe até fez dinheiro com isso.

O legado do Desafio Virtual

A receita complementar é importante para manter a moral da tropa.

Entretanto não é, nem de longe, o principal legado das provas virtuais. A digitalização das empresas é.

Aprender a se comunicar com um cliente que você não vê, controlar envios, promover experiência em plataformas 100% digitais, interagir de outra forma nas redes sociais, entender a dinâmica da experiência virtual: foi tudo uma grande preparação para fazer eventos melhores.

Além deste aprendizado, há um legado importante também para marcas. As empresas que conseguiram manter-se relevantes durante o período de necessidade de distanciamento social saem na frente. Os participantes enxergam quem tentou fazer algo diferente, pode acreditar.

Então, faça sim um desafio virtual. Pela receita complementar, pela marca e principalmente, porque você precisa inserir sua empresa em uma nova realidade.

Ainda dá tempo.

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