Eventos Esportivos: a Renovação de Participantes

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Este é um momento distinto na história do nosso setor: vamos experimentar uma grande renovação de participantes nos eventos esportivos. E isso é bom – o mercado consumidor vai aumentar.

Durante o período de distanciamento social houve um boom no crescimento do número de praticantes de esportes individuais.

Os coletivos, muito pelo contrario, como necessitam de aglomerações e contato social, tiveram queda de praticantes.

De acordo com informações repassadas pela World Athletics, os países que estão abrindo seus eventos estão com até 20% de novatos entre os atletas. É mais um sinal dessa renovação de participantes.

Perfil mundial

A Nielsen Sports divulgou dados de uma pesquisa inédita e global com corredores para entender o perfil de consumo e motivações deste público.

Segundo o instituto, há um crescimento de 13% no número de corredores ao redor do mundo. O motivo principal? Pandemia. Neste caso, um exemplo de consequência prevista para eventos é o aumento de demanda por menores distâncias à curto prazo, as chamadas “distâncias de entrada”.

Entretanto, podemos aplicar estes dados para todos os esportes do segmento Endurance – ciclismo, triathlon, natação. Em todos haverá a tal renovação de participantes na base e, no total, mais praticantes.

(Então, falaremos de corrida aqui, mas vale igualmente para estas outras modalidades).

Mais alguns dados dessa pesquisa, que considera o perfil global dos corredores:

  • 53% são homens, 47% são mulheres;
  • A média etária mundial da corrida fica em 41,1 anos;
  • De todo investimento pessoal feito com corridas, apenas 6% são com inscrições;
  • 81% é com equipamentos esportivos;

Por fim, uma informação a destacar – sobre motivação. Perguntados sobre motivos para iniciar no esporte, apenas o último deles é a participação em eventos. Ou seja, é raro que algum evento seja a motivação para começar – mas não há dúvidas que é motivo para continuar. Veja o gráfico.

O que mais motiva?

Os amigos e a família.

Para acelerar a Renovação de Participantes

Então, se pessoas não se motivam a correr com o objetivo de participar de eventos, como alcançar as pessoas novas?

Para o primeiro passo e, talvez mais importante, o gráfico acima dá uma pista boa.

Como a principal influência desse novo público são família e amigos, as experiências devem trazer – e vender – esse senso de comunidade, de conexão e emoção nos discursos. O seu evento também é uma confraternização.

Além disso, apostar em ferramentas virais como descontos em inscrições para amigos, ou então, preços para famílias. Isso sempre foi importante, mas agora é mais porque é necessário gerar experimentação.

Neste ponto, ganham força também as táticas que envolvem influenciadores digitais. Durante a pandemia foram fonte de inspiração para muita gente. Gente que pode estar pronta para dar o passo dos eventos.

Outra dica é também voltar com investimentos em mídia. Testar canais. Tem gente nova por aí, o que exige comunicação nova.

Ajustes na comunicação

É hora de conquistar espaço. E aqui vale um esforço coletivo, quase institucional, uma narrativa única do segmento: destacar a própria experiência do eventos esportivo como essencial para a jornada.

Imagine do outro lado pessoas novas, com quem você nunca falou antes.

Como você venderia seu evento para alguém que nunca participou de nenhum?

Conte sobre sua capacidade de transformação, de sustentação de bons hábitos e de oferecer uma experiência memorável.

Portanto, alguns ajustes estratégicos na comunicação vão bem nos próximos tempos.

Por fim, lembre-se: a ideia de acelerar a renovação de participantes é uma ideia coletiva. É um movimento de mercado. Vale dar menos peso para concorrência: coexistência é o bem mais produtivo agora. Se o bolo crescer, seu pedaço cresce também.

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