Fechamento 1º Semestre 2020: Números Ticket Agora e do mercado de eventos

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Já falamos diversas vezes nos últimos meses, sobre o impacto que a crise teve no nosso mercado, eventos cancelados, adiados ou a quantidade de inscrições que perdemos (Ticket Agora e o mercado no geral), através de lives, matérias e até relatórios semanais, e acreditamos que o compartilhamento dessas informações abertamente podem ajudar todos a aprenderem, melhorar e se prepararem para os próximos meses.

Por isso trouxemos aqui, alguns números inéditos da plataforma e do mercado, junto com análises importantes para o futuro dos seus eventos:

1º A BUSCA POR EVENTOS

Os acessos ao site do Ticket Agora tem crescido ano a ano, e no nosso dia a dia é um indicador constante, que baliza a meta de inscrições, afinal, quanto mais pessoas temos no topo do funil (acessando o nosso site), mais inscrições conseguiremos converter, ou seja, pessoas saindo pelo fundo do funil. Uma fórmula básica de marketing digital.

E infelizmente esse número caiu drasticamente nos últimos meses, trouxemos aqui o resultado do 1º semestre de 2020 comparado com o crescimento do 1º semestre de 2019, assim como o 1º semestre de 2019 em relação ao de 2018, e de 2018 em relação a 2017:


O ponto positivo é a quantidade de novos usuários que estamos trazendo para o mundo do esporte, a média continua sendo de 72% dos usuários como “novos” interessados a participarem dos eventos, desde 2017. 

Mas, e os antigos usuários? Calma, eles não foram embora, eles continuam acessando o site, mas conseguimos crescer muito pelas ações que fazemos para buscar ainda mais novos participantes.

Uma pesquisa rápida no Google Trends, ferramenta que mostra o interesse dos usuários de acordo com as buscas específicas no Google, mostra também uma queda natural mês a mês referente aos principais esportes do nosso segmento em 2020, com duas exceções que surpreendem:


Teremos mais ciclistas e adeptos das corridas virtuais nos próximos meses? O gráfico de “interesses” mostra que sim.



2º VENDAS DE INSCRIÇÕES

O gráfico abaixo representa as vendas de inscrições em dinheiro de todos os eventos no Ticket Agora no primeiro semestre dos últimos 3 anos, é um grande espelho de todo o mercado. Sim, 2020 seria um ano incrível para o nosso segmento:

O comportamento do gráfico acima se replica abaixo, mostrando o volume de inscrições vendidas, em ambos os gráficos notamos que nos anos anteriores também tivemos um leve crescimento nesse período do ano, o que nos leva a questionar se é um comportamento natural no volume de vendas entre maio e julho ou são os participantes voltando a se inscreverem e buscando a volta aos eventos:

A boa notícia, é que essa onda de crescimento durou até novembro em 2018 e 2019 e até setembro em 2017.

Eventos virtuais cresceram e se mantiveram como essenciais para a sobrevivência do mercado e também do Ticket Agora, já demonstravam ser uma tendência antes da crise e se firmaram como alternativa para o futuro do segmento, o relatório abaixo representa o crescimento da venda de inscrições do 1º semestre deste ano e representação dessa modalidade no total das vendas mês a mês, sendo 14, 68% das vendas totais de inscrições em 2020 na plataforma VS 0,17% em 2019:

Os participantes também começam a pensar em 2021, 22,52% das vendas de inscrições dos eventos na plataforma deste 1º semestre são de eventos que ainda serão realizados no ano que vem.

3º O QUE ESPERAR DO 2º SEMESTRE?

Crescimento nas vendas:

Como mostramos nos gráficos anteriores, a onda de crescimento nas vendas de inscrições acontece entre o 2º e 3º trimestre do ano, já tende a ser um comportamento natural, com o ritmo do isolamento diminuindo, os parques e academias sendo liberados gradualmente, os participantes “ganham” mais espaços para realizarem seus desafios virtuais, o que deve impactar positivamente nas inscrições dessa modalidade.

Maior concorrência nos Desafios Virtuais:

A maior flexibilidade na organização de um evento virtual tem atraído novos entrantes, marcas, influenciadores, assessorias, e até pessoas físicas fãs do esporte, que nunca tinham realizado um evento esportivo presencial, fizeram o seu primeiro evento, conquistando novos adeptos (concorrência também faz bem para o segmento), porém assim como todo mercado com muitos concorrentes é preciso olhar para a sua estratégia de diferenciação, seja ela preço, experiência, produto e fazê-la chegar até o consumidor.

Consolidação do calendário de 2021:

As expectativas para que tenhamos eventos presenciais no ano que vem são grandes, tanto para quem organiza quanto para os participantes, a “briga” começa agora, por data de realização e pelo bolso dos atletas, por isso a tendência é que o calendário de 2021 seja planejado ainda esse ano. Facilidades na compra, como combos incluindo 2 ou mais eventos por um valo mais acessível, seja de um organizador ou parceria com seus concorrentes pode ajudar nas vendas, além de facilidades na forma de pagamento, como parcelamento podem fazer com que os participantes se inscrevam em mais eventos do calendário do próximo ano ainda em 2020.

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