Ferramentas de divulgação (além do e-mail)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Procurando novas formas para divulgação gratuita do seu evento além do e-mail marketing? Temos algumas sugestões!

Que o e-mail é uma das melhores formas de divulgação com os clientes todos já sabem, mas existem diversas ferramentas com potencial para ajudar o seu evento a atrair e converter clientes potenciais (principalmente para quem está começando).

Vamos falar hoje sobre diferentes estratégias para as redes sociais, ferramentas para complementar o seu site e canais de divulgação que talvez você não esteja explorando da maneira correta. Tudo de forma gratuita e que você consiga implementar ainda HOJE!

Notificação por Push

Uma forma de divulgação já um pouco esquecida, a Notificação por Push ainda pode ser bem eficiente se usada da forma correta. Para quem ainda não conhece, essa notificação é no navegador (ou ‘app’) com conteúdos, mensagens, novidades e alertas para os clientes que acessam o seu site.

Notificações funcionam sempre.

Você pode literalmente fazer a divulgação de qualquer novidade sobre o seu evento direto no navegador de quem está acessando o seu site. É uma excelente forma de chamar atenção e garantir que sua mensagem será lida. Aqui alguns momentos que funcionam:

  • Oferta de cupom de desconto;
  • Proximidade da virada de lote;
  • Número de vagas restantes (senso de urgência);
  • Momento de abandono da página (quando o visitante vai para clicar em fechar).

Tem um aplicativo? Aposte nessas notificações! Algumas ferramentas podem ser utilizadas tanto no site quanto no aplicativo, mantendo assim uma comunicação igual em todos os canais.

SugestãoOne Signal, sistema oferece uma opção de plano gratuito para até 10mil inscritos na web e ilimitado no aplicativo.

Instagram Reels

Uma novidade do Instagram dos últimos tempos foi a categoria de conteúdo Reels, que é bem semelhante ao formato utilizado no Tiktok. Servindo como uma substituição do antigo modo “Cenas”, o recurso permite criar e publicar vídeos de até 15 segundos nos Stories e na aba Explorar da rede social.

Exemplo de Reels no Instagram.

O Instagram funciona muito com palavras-chave — as famosas hashtags (#), que agrupam uma informação de um determinado assunto e facilitam seu acesso. Você pode fazer uso disto nos Reels, que serão visualizados não só por quem segue você mas também por quem tem interesses nessas hashtags. Aqui vão algumas dicas:

  • Aposte em entretenimento e diversão, essas são as melhores formas de chamar a atenção (um final cômico, algum acontecimento engraçado do evento, etc.);
  • Precisa ser inspirador, as pessoas precisam se motivar a fazer conteúdos iguais o seu;
  • Capriche em efeitos visuais para os textos, filtros e efeitos de câmera;
  • Sempre na vertical, você precisa aceitar o formato do canal;
  • O Instagram tem uma biblioteca de áudios que você pode utilizar gratuitamente.

O Instagram está dando tanto foco que até criou um atalho no menu inferior para essa categoria. Não dá mais para ficar de fora!

Eu sei que parece um formato difícil de trabalhar os eventos, mas dependendo da campanha esses 15 segundos são mais que suficientes para você chamar a atenção para algo maior.

Automações no Linkedin

Se você acredita que seu público é presente no Linkedin, chegou a hora de investir nas automações! Existem algumas ferramentas gratuitas que podem potencializar sua rede social.

Para essa estratégia funcionar, você precisa ser bem ativo em questão de conteúdos e interações com os seguidores e conexões. Publique novidades do mercado, deixe sempre suas campanhas atualizadas, responda os comentários e instigue debates para que seu público comece a te ver como referência no assunto (seja de esporte, eventos, etc.).

Após construir uma base sólida na rede social, vem a etapa de captação e expansão da rede, e é aqui que essas automações entram para te dar mais agilidade no processo. Veja algumas possibilidades:

  • Envie solicitações automáticas de conexão (com mensagens personalizadas);
  • Envie mensagens em massa para os seus seguidores;
  • Aumente as possibilidades de relatórios e analises de dados;
  • Encontre clientes semelhantes dos seus;
  • Siga e entenda melhor os seus seguidores.

Se você conseguir criar campanhas bem conectadas e apostar em ser referência nos assuntos sobre o seu evento eu tenho certeza que vai conseguir construir uma base que converte nessa plataforma.

Para quem está buscando patrocínios ou contatos com outras marcas para parcerias, não deixe de investir tempo e dedicação nesta rede social.

SugestãoOne2Lead, uma das poucas ferramentas com opção gratuita para você enviar até 15 solicitações por dia automaticamente.

Grupos no Facebook

Não é nenhuma novidade que os grupos, antigamente conhecido como comunidades, são uma ótima oportunidade para encontrar pessoas com interesses em comum. Entrar em um desses grupos no Facebook é estar mais próximo da opinião de quem importa: seus possíveis clientes.

Busca feita por “corrida de rua”

Existem diversos grupos sobre eventos esportivos no Facebook, corridas de rua, por exemplo, possuem grupos de 10mil membros em média, são 10mil possíveis participantes dos seus eventos que você possui nome, link do Facebook, interesse (corrida de rua) e local de reunião (grupo, rede social). Isso apenas de participar de um desses grupos.

 

Antes de você sair entrando em todos os grupos e publicando seus eventos, atenção para as regras do grupo! Sempre que você solicitar a participação em um grupo vai ter que aceitar as regras, que são diretrizes feitas pelo criador do grupo.

Maioria dos grupos restringe a divulgação de eventos, então atenção para não ter suas publicações excluídas e removido do grupo. Algumas dicas de como fazer essa divulgação:

  • Fuja dos padrões de publicação, teste conteúdos mais orgânicos e com sua própria voz para convencer da qualidade do seu evento;
  • Entre em conversas, quando rolar algum debate que envolva sua categoria de evento se apresente e converse sobre os diferenciais que você tem;
  • Além de tentar vender o seu evento, forneça informações valiosas do mercado, você vai ganhar mais reconhecimento no grupo.

Telegram

Quem está com dificuldades para encontrar seu público em um único canal, talvez seja o momento de você criar essa comunidade. O Telegram, concorrente do Whatsapp, é uma ferramenta poderosa para criação de grupos e envio de mensagens para uma lista de transmissão.

Essa ferramenta dá o controle total do grupo, liberando ou bloqueando mensagens dos participantes, para você se comunicar diretamente com os clientes. Uma grande vantagem é que você não tem limitações de quantos grupos pode criar e quantas pessoas podem participar.

Pode ter certeza, é mais fácil divulgar uma comunidade sobre o assunto do seu evento do que conseguir uma venda. Após ganhar notoriedade, utilize este novo canal para conteúdos, descontos e mais divulgações exclusivas para os membros sem custo algum.

O importante é manter a proporção igual entre de conteúdo útil (noticias, informativos, novidades, dicas) e de conteúdo comercial (divulgações, promoções). Se abusar dos conteúdos comerciais os clientes vão deixar de ver o valor da sua comunidade e só vão enxergar os custos.

Conclusão

Os criadores do evento, sem exceção, são os maiores responsáveis pela divulgação do evento. Nenhuma estratégia vai funcionar se você não conseguir convencer os leitores de que o seu evento é imperdível.

Canais de divulgação gratuita não são infinitos, mas existem muitas possibilidades para quem tem tempo e dedicação para fazer um bom trabalho de marca.

Sobre o autor

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos