Influenciadores: guia para impulsionar as vendas com a ferramenta

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O uso de Influenciadores é uma tendência sem volta na comunicação.

Sim, esta plataforma emergente não é apenas um modismo e, até pode-se trocar a rede social, mas o modelo veio para ficar. E você precisa usar isso a seu favor.

Agora é a hora

É fácil entender porque este segmento do marketing se consolida. A comunicação está descentralizada, as pessoas – e como elas vivem – substituíram a mídia tradicional como principal maneira de divulgar produtos e serviços.

Entretanto, o mais importante: dá muito resultado.

A Forbes, uma das principais publicações de negócios do mundo, afirma que este mercado vai ultrapassar a casa de 10 bilhões de dólares em 2020. E não pára de crescer, agências especializadas não param de surgir, métricas de análise não param de ser criadas.

Contudo, “marketing de influenciadores” ainda é muito pouco utilizado em nosso segmento de eventos esportivos. Já as marcas esportivas deitam e rolam no assunto e usam os influenciadores até como garotos-propaganda.

Uma boa coisa deste mercado inexplorado é que o preço ainda é mais acessível. E isso vai durar pouco, então aproveite.

Vamos além das simples trocas de inscrições por posts.

Como começar?

Este guia é uma boa maneira de começar. Mas e depois?

Como dito acima, há muitas agências especializadas em influenciadores surgindo por aí e você pode achar uma com bom custo-benefício, que já oferece uma curadoria interessante e faz todo o trabalho por você.

Por conta própria você também acha o caminho. O primeiro passo é ficar antenado nas suas próprias redes sociais e entender o que é um influenciador digital – quem TE influenciar, por exemplo, pode ser um bom começo.

Uma coisa legal é que, como estamos dentro das redes sociais o contato é super fácil e pode ser feito por ali mesmo. Muitos digital-influencers têm mídia-kits, com preços e parâmetros de alcance do próprio conteúdo e isso facilita muito na hora de comparar e estrutura seu plano.

Mas o primeiro passo mesmo acontece antes de encontrar o melhor influenciador para você (assunto para daqui a pouco). É o planejamento.

Então, comece por definir quais são os seus objetivos numéricos com a ação. Quanto quer crescer? Qual meta de vendas com esta ação?

Regras de ouro para o melhor aproveitamento

Muitos organizadores de eventos erram na hora de planejar esta ação. Não têm clareza nos objetivos, no planejamento – e acabam desperdiçando um recurso precioso.

Portanto, aqui compartilhamos 3 regrinhas essenciais para incluir na sua estratégia com influenciadores:

  • Fique atento ao ROI: o orçamento previsto para a ação não deve ser maior do que o retorno financeiro em vendas. E essa conta deve ser feita previamente, contemplando apenas a margem de rentabilidade. É o chamado custo-benefício, que só acontece quando a gente planeja ele.
  • Antecedência: REGRA DE OURO, não adianta definir a estratégia e a ação com poucos dias de antecedência para a realização do evento, em especial se for convidar a personalidade digital para participar. Essas pessoas também precisam se preparar, tem a própria rotina de treinos e alimentação. Não adianta o convite para o próximo final de semana. Um mês e meio de antecedência é o mínimo recomendado.
  • Medir e fazer de novo: essencial é saber quanto de resultado deu a ação. Você não conseguirá medir se não pensar em como fazer isso antes da implementação. Há várias maneiras utilizando pixels de conversão, ferramentas do analytics ou cupons desconto. Não foi legal? Teste outro formato.

Lembre-se que esta é a principal ferramenta de marketing da atualidade e dá certo – leia-se dá resultado – para muitas marcas e eventos. Se não deu certo é porque você não encontrou a fórmula certa pra você: tente outro formato.

A culpa não é do influenciador, mas sim de quem selecionou e pensou na ação.

Como selecionar os influenciadores ideais para meu evento?

Em primeiro lugar, tenha consciência de que esse primeiro passo é sempre um teste.

Para tal finalidade, é importante deixar um orçamento sem muito impacto (custo!) financeiro ao evento, mas que renda um bom teste. É possível fazer boas ações de vendas com até R$ 500,00 no nosso segmento – ainda em consolidação. Não é legal, todavia, você colocar suas fichas em apenas um influenciador, nem na primeira vez. A diversidade é também fator de sucesso para ganhar abrangência.

Então, para selecionar a personalidade certa para te representar – e a que dê mais resultados – o primeiro passo é conversar com diversos. Entenda o perfil do público, como é a interação, quais são os canais mais fortes e as parcerias já feitas no passado.

Uma das premissas mais importantes nessa seleção é: Quantidade não é qualidade. Não adianta você buscar só quem tem mais seguidores. Métricas como envolvimento dos fãs são cruciais para a decisão. Não vale a pena dar um tiro de canhão para um público nada a ver com o seu.

Busque influenciadores que têm foco.

BAIXE AQUI A LISTA COM INFLUENCIADORES DO MERCADO DE EVENTOS ESPORTIVOS (link)

Aprofundando a escolha

Fala-se muito também no maior poder dos micro-influenciadores e como aqueles perfis que tem menos do que 50 mil curtidas. Estes perfis na verdade têm uma força de mobilização maior e muito mais identificação com o público-alvo.

Então, vale mais a pena destinar seu orçamento à diversos micro-influenciadores do que para um, grande, que vai te dar poucas contrapartidas.

Ao tratarmos nosso recorte especifico – de eventos esportivos – uma outra regra é ter Foco na modalidade esportiva preferencial dos influenciadores escolhidos. Parece obvio, mas tem gente pagando para ciclistas divulgarem eventos de trail run. Não vale tudo. Esta ferramenta só funciona quando genuína.

Todavia, isso tem a ver com nossa última dica de seleção:

Escolha a vida real. A personalidade que fica muito distante dos seguidores deixa também o seu evento muito distante dos seguidores. Pessoas com problemas reais, opiniões de verdade, menos celebridades e mais humanas tendem a dar mais resultados no nosso segmento.

Instagram x Youtube x Facebook

Na hora de escolher seu mix de influenciadores há também uma pergunta essencial: quais plataformas cada um tem melhor perfomance?

São parâmetros para escolha e a ideia aqui é diversificar entre as ferramentas, ou públicos são diferentes. Explicamos como cada impacto pode ser diferente, olha só:Instagram:

Instagram: imagem e interatividade

  • Funciona para mostrar rotina de treinos do influenciador, preparação para a prova;
  • Dificuldade para conversão em vendas – não tem link na timeline;
  • Stories são uma arma potente, mas precisam de frequência;
  • Público: amadores, gostam de fotos, leitura rápida, baixa profundidade, buscam diversão;

Conheça 5 perfis de referência para você seguir no Instagram!

Youtube: profundidade e foco

  • Funciona para criação de um conteúdo perene, que pode ser usado em toda campanha. O brasileiro, em geral, vê muito Youtube;
  • Necessidade maior de produção, há menor quantidade de influenciadores a escolher;
  • Entretanto, os que conseguem emplacar são muito fortes e vão impactar nas vendas;
  • Público: busca se aprofundar em temas esportivos, se relaciona mais com influenciador, dá feedbacks;

Facebook: comunidade e abragência

  • Funciona para compartilhar fotos, imagens e gerar resultados de cliques;
  • É mais abrangente e permite mais temas, mais exploração de conteúdo;
  • Tem muita coisa e o engajamento é o menor. Nada aparece se você não paga também o Facebook;
  • Público: tem senso de comunidade, cria movimentos, interage com facilidade, sente-se “em casa”;

Após definir sua estratégia, selecionar o influenciador correto e definir os canais principais de abordagem, chegou a hora de pensar no conteúdo.

Ideias de conteúdo

Portanto, chegou a hora de definir como você vai convencer o público a ir ao seu evento. Qual – e como – será a munição deste canal de divulgação? Listamos aqui algumas ideias básicas do que fazer para te ajudar neste inicio. Mas lembre-se: neste caso não tem um jeito certo de fazer e toda criatividade é bem vinda.

Cobertura de prova: uma das maneiras mais fáceis é levar os influenciadores ao seu evento. No dia eles podem fazer fotos, stories, vindos e interagir com as atrações. Este vale mais para construção da marca do que tem alguma efetividade instantânea nas vendas.

Cobertura de treinos: ao convidar os influencers com antecedência, um conteúdo legal é acompanhar a rotina de treinos deles até a data do seu evento. Faça com que cada um divulgue por que e para que está treinamento. E mais: que convide os seguidores para que participem também da prova. Nessa veremos aumento de inscrições!

Conteúdo autoral: deixe também que o influenciador produza o próprio conteúdo – e aprove com você. Lembre-se que ele conhece a linguagem dos seguidores e sabe o que funciona. Não adianta engessar demais as coisas aqui – e perder legitimidade.

Cupom desconto: melhor maneira de mensurar as vendas é criar também um cupom desconto. Ao personalizar o código do desconto é fácil descobrir – pelo menos no sistema do Ticket Agora – quantas vendas foram efetuadas por ele. Dica: dê um prazo para término da validade do cupom e ganhe mais urgência na mensagem.”

“Recebidos”: uma modalidade que funciona bem no conteúdo por vídeo é mandar para os influenciadores kits, presentes e convites físicos para seu evento. Combine a cobertura ao vivo do recebimento. Ferramenta excelente para ganhar atenção dos seguidores.

Lista de influenciadores do nosso mercado

Após todas as dicas de planejamento e execução, compilamos também uma lista com influenciadores mapeados por nós, do mercado esportivo. São páginas de Instagram e Youtube, feitas de pessoas para pessoas. Vocês pode também encontrar seus próprios influencers – lembrando que a regionalização é muito bem-vinda neste caso.

Por fim, lembre-se: esta é a principal tendência de marketing digital da atualidade e uma das que mais dá resultados. Não dá mais para esperar!

BAIXE AQUI A LISTA COM INFLUENCIADORES DO MERCADO DE EVENTOS ESPORTIVOS (link)

Quer colocar sua página nessa lista? Manda pra gente em [email protected]!

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