Jornada do participante: da conversão á nova conversão

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“Jornada do Participante: conjunto de ações e comunicação que você promove entre o momento da compra da inscrição até o dia do evento”.


A questão principal é: a trilha do seu cliente é também parte da experiência que você oferece, organizador.

Ninguém se recorda apenas do dia do evento, oras.

A trajetória de interesse, ansiedade, treinos, planejamento: tudo faz parte da diversão e constrói a emoção do acontecimento.

Claro, já existe uma trilha natural de passos. Local, estacionamento, horário, são as informações práticas que o seu cliente vai buscar, onde quer que estejam – e as vezes estão bem escondidas #ficaadica.

Mas fazer esta comunicação de forma proativa e constante tem diversos benefícios.


(1) Criação de uma experiência amplificada:

O evento não acontece só no dia do evento. É também toda expectativa e planejamento pré-acontecimento.

Aproveite para contribuir com a experiência através de conteúdo, inspiração e interatividade e, de quebra, consiga mais inscritos.


(2) Construção de marca:

Os eventos mais fortes trabalham a jornada do cliente porque sabem que a marca fica o tempo todo em evidência nos canais de comunicação.


(3) Recorrência nas vendas, através da criação de um relacionamento:

Relacionar-se com os clientes tem um efeito positivo também na recompra, contribui para manter o cliente durante mais um ciclo de vida. Criar este diálogo deixa o contexto mais natural para mandar ofertas, comunicação e então converter a venda ano após ano.

Sabia que, em média, para eventos esportivos, a taxa de renovação entre clientes do mesmo evento ano após ano fica apenas entre 20% e 30%*.

Ou seja, 70% dos seus clientes são novos, a cada evento novo. Que esforço!

*Trata-se da média geral. Válido apenas para eventos que não trocam de organizador, nem de cidade entre os anos de realização.

Imagine só manter o máximo da base de clientes do ano anterior e apenas adicionar os novos, isso cria um fluxo natural de crescimento nas vendas e evolução ao seu evento.


(4) Efeito viral

Amplificar a experiência e trabalhar a jornada tem efeito também nas vendas.

Se faltava algum motivo para fazer, saiba que os participantes inscritos também são agentes virais do seu evento. Potencialize esse poder de vendas lembrando o tempo todo das atrações e do compromisso.

Saiba mais sobre o efeito viral do evento e como você pode usar o preço como grande alavanca para vender mais – e faturar mais.

Eu ainda não tenho ideia do que fazer.

Primeiro passo é fazer um cronograma de todo o período que compreende a abertura de inscrições e o pós-evento. Ah sim, o pós evento também é super importante para sustentar a estratégia de ciclo de vida e está super relacionada a fidelização – mas não faz parte da jornada.


Sabe quais são os assuntos que podem interessar ao seu público? Todos eles.


Você tem muito a dizer.

Recomendamos também ações em todas as suas plataformas de comunicação disponíveis, e-mails, redes sociais, canais de conteúdo, aplicativos e ao vivo também porque não?

A proposta principal é criar uma história com começo, meio, fim e recomeço, usando todas as ferramentas disponíveis de conteúdo e interatividade.

O que incluir na Jornada do Participante para seu evento?

Check-list para você começar já essa revolução de comunicação na sua empresa, prezado leitor-organizador.


Informações técnicas:

Nunca é demais reforçar tudo de legal que tem no seu evento, e por mais que você considere que tudo já está bem comunicado, isso nunca vai existir.

Mande tudo quantas vezes acha necessário: horários, regras de participação, informações de transporte, estacionamento, documentos, dicas de vestuário.


Emocione e conte sobre anos anteriores:

Como a vida vai mudar após esta experiência inesquecível?

O aquecimento para seu evento deve contar também a história de como foram os anos anteriores e antecipar um pouco da emoção e expectativa.

Saiba como a era dos videos pode revolucionar a comunicação dos seus eventos.


Ajude na preparação:

Em eventos esportivos isso fica mais fácil ainda, com a promoção de treinos que simulam a situação dos eventos.

Conteúdo também funciona bem nessa área, com dicas de equipamentos, alimentação e também treinos.


Ofereça mais serviços ($):

Neste tempão que existe entre a abertura de inscrições e o evento é uma janela de oportunidades com cross-selling e até venda dos seus outros eventos. Esse público é essencial para melhorar seus resultados.

Que outros produtos ou serviços você pode oferecer, que complementam a experiência que ele está prestes a viver?


Crie conteúdo junto e conte essa história:

Escutar as história de quem vai ao evento e compartilhar elas com todos os inscritos é um grande exercício de motivação.

A Jornada do Participante é uma história que está acontecendo, faça parte dela.

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