Marca: quem é o Organizador desse evento?

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Você já se perguntou se os atletas querem saber quem é você antes de comprarem uma inscrição do seu evento? A história da sua empresa, os eventos realizados, como você trata os clientes e se posiciona no mercado?

A verdade é que sua marca importa muito mais do que você imagina.

Ao mesmo tempo, há muita oportunidade de trabalhar marca.

Como sabemos? Fomos atrás da informação, diretamente com atletas, em uma pesquisa rápida direta nos nossos stories do Instagram. Sim, o instagram não é lá uma metodologia infalível, mas, pelo volume e consistência das respostas, temos informações boas e inéditas sobre o tema.

A dimensão aqui talvez seja até maior que apenas marca. Estamos falando de reputação, de consistência.

Confira aqui os resultados dessa pesquisa e nossos insights a respeito.

Resultados: a marca importa?

Então, fomos à campo entender qual era a importância do Organizador na decisão de compra de uma inscrição.

71% das pessoas procuram saber de quem é o evento. Aqui valem as duas análises: é um bom percentual, sim. Mas, ainda tem muita gente que se importa muito mais com a proposta de experiência.

Tem espaço para experimentação.

A outra pergunta foi mais conceitual, não sobre atitude em si, mas sobre “o espírito da coisa”. O Organizador, a Marca: importam para você? (Não importa se você leva em consideração para a compra).

Os resultados aqui são muito mais fortes. 84% dos atletas dizem que sua empresa importa e não apenas a experiência do evento.

Por fim, abrimos uma caixa para depoimentos gerais. Eles ajudam a contar um pouco da história, da análise.

Análise Geral e Conclusões

“Ligo sim, tenho que saber onde vou investir meu dinheiro, porque é um investimento para minha saúde”

O primeiro fator de quem diz olhar para o Organizador é financeiro. As inscrições são parte relevante do orçamento, então, muitas vezes são tratadas como investimento. Essa frase é muito legal e mostra a força de mobilização do nosso negócio. Mas também, traz responsabilidade.

Além disso, se manifesta quem já aprendeu a lição no bolso:

“Eu ligo por que já caí em golpe da inscrição e perdi meu dinheiro em 2 provas”

Mesclada com a parte financeira, tem, é claro, a percepção de qualidade. Uma prova puxa a outra. Se a experiência foi boa, é muito menos arriscado repetir.

E por isso é tão importante trabalhar reputação.

“Super importante checar histórico de provas organizadas”

Mas, e quem não procura quem é o Organizador ou sequer liga para isso? Como se comportam essas pessoas.

Olha, as respostas dão algumas pistas. Em primeiro, tem gente que considera evento esportivo uma espécie de commoditie. Ou seja, acha que tudo é a mesma coisa. A gente sabe que não é, mas temos que respeitar e olhar com curiosidade essa opinião.

Tem gente que não liga pra você, só quer saber do percurso, de preço baixo. É um valor da própria pessoa? Não acredito. Acho mesmo que nosso mercado carece de trabalho pela marca das empresas, de movimentos profissionais, de consolidação.

“Não ligo”

Além de quem simplesmente não liga, tem outro público que também não procura saber a empresa de quem está comprando uma inscrição: quem é bem novo no esporte, ou nos eventos esportivos. Quem ainda está tateando, procurando seu espaço e com disposição para experimentar.

“No meu caso, sou novo na ida a eventos, então vou pelo preço do evento ou localização da corrida”

Podemos fazer uma série de questionamentos nesse ponto:

Você trabalha a marca da sua empresa? Dá visibilidade á ela, além do seu portfólio? Olha bem para reputação?

A hipótese é que, especialmente em um contexto tão volátil, fluido, trabalhar a marca central pode ser chave para crescimento – e até sobrevivência.

O efeito guarda-chuva

Uma marca forte, uma empresa com boa imagem, com identidade, permite sobreviver porque o público fica mais aberto à inovação. É o modelo de guarda-chuva, onde, uma empresa mãe consegue suportar o crescimento de um portfólio, erros, novas ideias, tudo sempre respeitando o próprio conceito e qualidade.

Se eu confio no Ticket Sports, vou apostar nas inovações do Ticket Sports. Se eu confio em alguma marca, tudo que estiver no guarda-chuva dela, fará mais sentido para mim.

Por que, afinal, estamos falando disso?

Em primeiro lugar, uma marca forte da empresa vende mais inscrições. Credibilidade, consistência: vendem inscrições. A jornada fica mais fácil, menos dependente de mídia, de esforço tático.

Em segundo, organizadores esquecem das suas próprias empresas. Sempre colocam a marca dos eventos na frente. Tem sentido, o contexto de varejo é importante. Mas o pilar principal é a empresa – as pessoas que fazem essa empresa. Se um determinado evento não existir mais, você deve resistir.

Por último, por que essa é a melhor estratégia para blindar momentos difíceis. Você vai errar, vai tomar decisões impopulares, algumas inovações vão falhar. Normal. Se você tem uma marca forte, é possível suportar tudo.

Na dúvida? Pergunte pros atletas.

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