Melhore as suas vendas no primeiro semestre do ano

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O primeiro semestre representou apenas 36,8% de toda a venda de inscrições em 2019. Em 2018 os 6 primeiros meses do ano foram um pouco mais relevantes: 41,6% do total.

Portanto, é um fato. As inscrições de eventos esportivos aquecem mesmo à partir do inverno. Na curva de vendas podemos ver picos à partir de junho, quando o ano vira a curva.

E precisamos trabalhar juntos para melhorar a relevância da primeira metade do ano.

Precisamos de um diagnóstico

Porque há mais gente nadando, correndo ou pedalando no segundo semestre?

Porque os eventos se concentram tanto entre julho e outubro?

E o principal, como podemos aumentar as vendas no primeiro semestre?

Sem a pretensão de igualar as vendas, podemos pelo menos melhorar o patamar combatendo os paradigmas, as ideias centrais que deixam a balança do ano tão desigual.

Os paradigmas

Em análise e perspectiva, encontramos algumas hipóteses para este comportamento nas vendas. Vamos dividir aqui cada uma delas e principalmente, propostas de como equalizar um pouco esse jogo, quem sabe aumentar um pouco o resultado do mercado como um todo.

Afinal, bolo maior = fatia maior. Vamos à 5 hipóteses:

1. O eterno “Projeto Verão”

2. Tempo de treinamento

3. Um país tropical

4. Carnaval dura até março

5. Efeito manada

Conheça cada um deles e algumas lições a respeito.

O eterno Projeto Verão

O final do inverno ativa uma preocupação-social generalizada: preparar o corpo para o verão.

A procura pelo esporte aumenta, todo mundo quer emagrecer. E isso tem efeito imediato nas vendas no espaço de tempo entre junho e novembro. O volume de nadadores, bikers e corredores aumenta significativamente.

Em janeiro você já perdeu o timing, afinal.

E como combater? Reforçar que o projeto verão acontece o ano todo. Esta é a hora de pensar no corpo, na saúde. Seu conteúdo precisa criar relevância para o esporte também no primeiro semestre.

Tempo de treinamento

Muita gente inicia troca de hábitos – por mais saudáveis – no inicio do ano. Com isso, o tempo para se sentirem seguros à participar de um evento dura uns 6 meses.

Com isso, a academia fica mais cheia no inicio do ano (e no último semestre). Mas não significa que as provas fiquem também mais lotadas.

Então, muita gente demora até arriscar sua primeira prova.

E como combater? Crie distâncias e desafios intermediários, que ajudam na evolução do esporte. As distâncias tradicionais em travessias, ciclismo ou corrida dão lugar á distâncias democráticas e inusitadas.

Um país tropical

O primeiro semestre do ano é mais quente e em alguns locais do país fica muito complicado correr durante o dia.

9 horas da manhã já está um calor infernal. É melhor praticar esportes ao ar livre no inverno, ou melhor, em temperaturas mais amenas.

Portanto, os eventos ficam menos atrativos.

E como combater? Faça eventos noturnos, depois que o sol já foi. É uma grande oportunidade para o primeiro trimestre. Outra ideia é deixar o horário de largada bem mais cedo, as 6h da manhã, por exemplo. Você vai ganhar adeptos.

Carnaval dura até março

A lenda de que o ano começa só depois do Carnaval não é uma lenda. É verdade pra muita gente.

Essa é uma sensação midiática, que impacta todos os mercados. O conteúdo em todo lugar se volta pro Carnaval.

Então, tem uma porção de pessoas que compram essa ideia mesmo sem querer.

E como combater? Não caia nessa você. Há um super espaço não utilizado para eventos em janeiro e fevereiro, ofereça seu evento neste período e conquiste um mercado de pessoas que não estão nem aí para quando começa o ano.

Efeito manada

A oferta, ao longo de muitos anos, foi concentrando-se no mesmo período do ano. Organizadores aceitaram os paradigmas acima, e deixam quase 2/3 de toda sua receita concentrada no segundo semestre.

O efeito manada é quando todo mundo faz alguma coisa porque todo mundo faz alguma coisa. Ninguém parou para pensar.

E aí estão as oportunidades.

E como combater? Seja diferente, se posicione de forma diferente, aposte também, forte, no primeiro semestre; Há uma demanda reprimida de coisas legais na primeira parte do ano e você pode não seguir este fluxo natural, PORQUE NÃO?

Então, hora de mudar

Não dá para aceitar que 63,2% de todas as vendas de inscrições no segmento esportivo fiquem concentradas no segundo semestre.

Significa que estamos perdendo a oportunidade de fazer vendas desde agora.

O ano já começou há muito tempo. Planejamento é importante, mas é também muito bom antecipar as receitas.

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