Não existe APENAS e-mail marketing para vender mais inscrições

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Nós mandamos mais que 10 milhões de e-mails por mês para anunciar os eventos que estão na plataforma. 

Promoções, lançamentos, viradas de lote, nossas próprias Newsletters. Todo dia nossa equipe para durante horas para operar uma vasta quantidade de mensagens, quebras de bases de dados, para bolar o assunto perfeito, encaixar as artes – cada uma de um jeito – no nosso template.

São centenas de horas mensais que tomamos conta da ferramenta mais requisitada para venda de inscrições, o tal e-mail marketing.

Sim, o e-mail funciona. É ainda umas das 5 principais formas de trazer fluxo para os hotsites de inscrição. Temos a sorte de trabalhar em um mercado de nicho – onde as pessoas querem receber os e-mails – e com isso garantimos uma taxa razoável de opt-outs. Longe de ser baixa, mas sim razoável. 

Mas porque são enviados tantos e-mails assim? Será que ele é tão importante na estratégia, tão imprescindível?

Porque sempre e-mail marketing?

A resposta é que sim, o e-mail marketing é parte importantíssima do jogo de inscrições. 

Mas ele virou uma obsessão dos organizadores de eventos no mercado esportivo. Uma importância bem acima do resultado que trás – e tem efeitos colaterais importantes: a gente esquece todo o resto.

De onde surge esse foco irrestrito? Do ótimo custo-benefício que tem a ferramenta. A crítica aqui não é ao uso, mas sim à falta de criatividade e de mente aberta para trabalhar outros canais ou ações que podem ganhar o jogo. 

Ao longo dos últimos anos nós mesmo aqui no T.A. criamos esse mito por trás do e-mail. Não está vendendo. Já mandou e-mail? Esse conceito é também repassado aos organizadores, que são cobrados o tempo todo pelas artes e imagens. 

Acontece que não basta mais.

Porque não e-mail marketing?

O e-mail é sim uma ferramenta barata que dá resultado. Mas tem poder limitado.

Sim, a base tem algumas centenas de milhares de nomes diferentes, que se renovam de tempos em tempos. Mas a grande maioria está recebendo dezenas de e-mails de corridas toda semana na caixa de entrada. Abrindo, talvez 30%? 50%? 

A verdade é que, se antes o e-mail era a grande estrela e na visão de todos fazia o trabalho sozinho, o foco agora é dissipado e no conteúdo. Cada vez importa menos o canal – está todo mundo conectado e fazendo o trabalho de divulgação para você – e mais importa qual é a mensagem.

Desta forma, uma boa campanha, que um bom engajamento e um bom conceito não precisa de um e-mail, ou de um post. É o oposto! O post que precisa de uma boa campanha. De novo, o canal importa menos. 

Sua outras armas podem ser mais eficazes

Ao fazer o exercício de pensar o que pode ser seu próximo passo para crescimento das vendas o e-mail marketing sempre aparece em primeiro? Você está sem criatividade alguma e preso à um conceito ultrapassado. Você não tem que pensar o que fazer, mas sim como fazer. 

E tem muita solução que você ainda não pensou para resolver suas vendas ou ser seu próximo passo de investimento. Separamos aqui 9 delas. 

  1. Ajustes de produto: você já olhou seu funil de vendas e tem muita gente chegando, mas pouca gente convertendo. Porque raios mandar um e-mail marketing? Não. O problema deve ser com a falta de informações, ou falta de atratividade do seu produto. Nem sempre o problema é na divulgação. Ou…
  2. Preço inadequado: que tal ajustar o preço do seu evento (nem sempre ajustar = baixar, lembre-se). Não tem divulgação que sustente um evento caro demais, barato demais ou com formas de pagamento inadequadas. 
  3. Formas de pagamento mais adequadas: isso tem que estar no seu check-list! Já pensou em negociar um parcelamento para seu evento se eles estiver caro? Ou então de incluir boleto ou cartão se não estiverem já contemplados? Isso pode dar um baita impulso nas suas vendas.
  4. Influenciadores: melhor canal de comunicação da atualidade, os chamados digital influencers são o mais eficiente impacto de massa que você pode ter para seu evento. São melhores que e-mail marketing, dão mais resultado em conversão. Escolha o seu e se tiver “um dinheiro” use nisto. Venda na veia. (Ah, este canal será cada vez mais forte a partir de agora, fique ligado!)
  5. Conteúdo e engajamento constante: tudo bem e-mail. Mas que história você está contando para seu público-alvo? Tem consistência? Tem uma narrativa de engajamento, ideias novas e muita entrega de ativos tangíveis? Tem conceito? Não adianta mandar sempre a mesma imagem, ninguém aguenta mais ela. Use melhor seus próprios canais. 
  6. Ferramenta webinars: experimente fazer um Webinar ou uma Live no Facebook ou Instagram para seus seguidores. Neste espaços você pode sortear brindes, dar descontos e interagir com o público contando mais sobre o evento, seus diferenciais e tirar dúvidas em tempo real dos possíveis participantes. A tecnologia necessária é apenas um celular. E disposição.
  7. Recuperação do carrinho de compras: tem gente que já visitou seu evento, começou a comprar e parou no meio. E você nunca falou com eles. Ofereça mais, informe sobre disponibilidade de inscrições, mostre o que ele está perdendo. É o cliente mais aquecido que você tem. E você ainda continua querendo mandar e-mail marketing para estranhos.
  8. Black Week Ticket Agora: embarque em ondas promocionais efetivas, como é a Black Week de inscrições Ticket Agora. Será uma arena de muitos acessos e com o desconto certo – e agressivo – você ganha muito em visibilidade perante os possíveis clientes. Não perca este tipo de embalo promocional.
  9. Google: simplesmente o maior gerador de tráfego para qualquer site do mundo e você não faz nada a respeito. SEO, SEM, conteúdo, Adwords. Há muitas maneiras de chegar ao cliente através do Google e se você está pensando que e-mail marketing ganha o jogo, talvez você esteja apanhando no marketing de buscas.
  10. SMS e WhatsApp Marketing: um pouco mais invasivo, sim, mas vale testar. Na sua base de dados há um monte de telefones para abordagem e muitas empresas que fazem os disparos surgem no mercado. 
  11. Grupos e assessorias via Ticket Agora: você tem nosso apoio para vendas de grupos e assessorias, saiba. A plataforma está pronta para adequar-se ás suas regras de negócios e atrair grupos maiores de corredores. Para este publico vale também uma ação corpo-a-corpo, elaborar um banco de dados e convidar um por um, contando os benefícios do seu evento. 

Se você precisar de mais ideias para vender mais, fora o e-mail marketing, ainda temos 110 opções pra te contar. Mas, se mesmo assim esse é seu, foco…

O caminho da mensagem não garante que vai funcionar

Saiba que o mais importante não é onde. É como. Conforme falei acima, tenha a campanha certa e deixe os outros fazerem seu trabalho.

Se optar por fazer apenas o incansável e ultrapassado e-mail marketing, não deixe de medir a ação. Veja quanto de esforço ele te deu, quantas vendas. Faça diferentes assuntos, teste diferentes recortes de base. Ganhe conhecimento para tirar o máximo da ferramenta e deixe ela menos “obrigatória” e mais estratégia, assertiva. 

A ineficácia de uma mensagem ruim é gigantesca. Você pode bater na casa do seu cliente-alvo, se não houver identificação, ele não vai te chamar pra tomar um café.

O e-mail marketing corre um risco de virar paisagem para quem recebe.

Não seja apenas um pôr-do-sol, seja protagonista. 

Outras reflexões sobre o mercado você encontra NESTE TEXTO novinho sobre como estamos nos sentindo pós-T.A. Summit. 

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