O Paradoxo da Escolha: quando ter muitas opções pode prejudicar o seu cliente

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Recentemente me deparei com um termo muito curioso durante um curso. O Paradoxo da Escolha me gerou um interesse instantâneo e quanto mais eu lia sobre o assunto, mais conseguia associá-lo ao universo dos eventos.

Você acredita que dar muitas opções para os seus participantes pode ser prejudicial?

É difícil de entender a teoria do psicólogo Barry Schwartz, mas vou tentar te mostrar a lógica por trás dessa afirmação evidenciando o mundo dos eventos esportivos.

Liberdade = bem-estar

O primeiro conceito abordado no paradoxo é que o bem-estar das pessoas está diretamente ligado à liberdade de escolha que elas possuem.

Quanto mais escolhas elas precisam fazer, mais liberdade elas têm e quanto mais liberdade, mais bem-estar. Uma fórmula simples.

Mas tudo tem um limite e dar todo esse poder de liberdade para as pessoas escolherem pode gerar dois efeitos negativos.

Muita liberdade gera paralisia

O primeiro efeito negativo está relacionado à liberdade excessiva. Isso pode gerar paralisa, ou seja, com tantas opções para escolher, as pessoas acham muito difícil tomar qualquer decisão.

Quando um participante precisa decidir entre centenas de ofertas, kits, etapas e versões diferentes, qual deverá ser a sua escolha?

Difícil, né? A pressão para não errar pode ser tão insuportável a ponto de ele desistir.

Arrependimento

O segundo efeito diz que mesmo que o participante vença essa paralisia e faça uma escolha, ele acabará menos satisfeito com o resultado da sua decisão do que se ele tivesse menos opções para escolher.

Isso porque quando as opções são escassas é fácil saber qual seria a melhor, mas com tantos eventos no cardápio a resposta certa é quase impossível.

É fácil existir o arrependimento.

Talvez o outro evento fosse mais legal, o kit chegaria mais rápido, ele estaria melhor posicionado no ranking, teria conseguido desconto para o próximo desafio…

Com tantas alternativas disponíveis é fácil imaginar o que era atrativo nas alternativas que foram rejeitadas. Mas e agora?

Devo simplesmente desistir de fazer um desafio virtual só porque já existem milhares no mercado?

A resposta é não!

Encontre uma narrativa

Toda vez que um participante escolhe o seu evento, ele automaticamente escolhe não participar de outros milhares.

Isso significa que você pode organizar o seu desafio, mas precisa ter em mente que o seu participante precisará fazer uma escolha. O que você tem a oferecer?

Ache a sua narrativa e invista nela. Lembre-se que além de gerar uma experiência incrível, você precisa se certificar de que o seu participante não se arrependerá da escolha.

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