O preço da inscrição é fundamental para um evento esportivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Um evento esportivo exige diversas estratégias de marketing para atrair o público final.

Além da promoção do evento como um todo, focar na estratégia de preço também é essencial.

Esse fator pode ser decisivo na hora do atleta escolher qual prova vai participar.

Isso porque o número de eventos de corrida no Brasil aumentou bastante nos últimos anos.

De acordo uma matéria do Valor Econômico, “antes da pandemia, o setor movimentava perto de R$ 300 milhões por ano com inscrições no país, em um total de quase 5 mil eventos anuais, de acordo com o Ticket Sports, maior plataforma brasileira de cadastro de atletas. Estima-se que 2 milhões de corredores tenham participado de uma ou mais provas em 2019”.

Com esse crescimento, assim como o aumento de organizadores de eventos esportivos, o preço promocional de uma inscrição pode ser um aliado importante na hora de conquistar o público.

Percepção de valor

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Ticket Sports sobre poder aquisitivo dos atletas, 88% deles são influenciados pelo preço da inscrição. Por isso, políticas diferenciadas de preços podem ser positivas.

A percepção de valor de uma prova pode fazer com que a adoção de uma política de preço mais elevada não interfira tanto no processo decisório de compra.

Isso porque quando um kit agrega valor, além de toda experiência gerada no pré-evento (durante a jornada de comunicação) e a influência daquela organização, o atleta não se importa em pagar um preço mais alto.

Porém, não adianta focar apenas em kits elaborados com alto ticket médio que inflam os valores das inscrições e deixar de fora muitos potenciais atletas.

Como alternativa, é recomendado oferecer dois tipos de kits, pelo menos. Um que seja mais completo, contendo, por exemplo, camiseta, squeeze, sacola e medalha e outro que seja mais básico, oferecendo, talvez, apenas o número de peito e a medalha.

Além disso, uma outra opção ainda é o kit intermediário.

Foi observado, nesta mesma pesquisa sobre Poder Aquisitivo do Ticket Sports, que entre as opções completa e básica, os participantes tendem a optar sempre pela básica.

Porém, quando há uma alternativa intermediária disponível, 42% dos respondentes dizem preferir esta opção. Com a opção intermediária presente é muito mais fácil fazer o seu participante escolher um upgrade da experiência.

Além de um custo menor para o organizador com a venda dos kits mais em conta, são esses que permitem um volume ainda maior de atletas e, com isso, uma possível redução do que conhecemos por “pipocas”. Nessa situação, os “pipocas” podem optar por um kit mais simples e acessível. 

Por fim, deixamos uma dica para você que está começando no mercado de eventos esportivos: comece com valores de inscrições mais modestos.

Uma prova deve começar com o valor mínimo de inscrição, com a finalidade de atrair o público e antecipar as vendas ao máximo. 

Além disso, com um valor menor será possível, aos poucos, aumentar o valor da inscrição trabalhando com viradas de lote e agregando novos benefícios ao evento.

Sobre o autor

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos