O que as marcas querem de eventos esportivos

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Hoje (03/03), realizamos um Webinar exclusivo com Felipe Pontual, Sports Marketing da Asics e já foi organizador do L’Étape Brasil. Ao todo, são 12 anos na indústria esportiva e por isso, conseguiu nos passar uma análise muito importante sobre o que as marcas esperam de eventos esportivos.

Como sempre, o Webinar funcionou como um bate papo, onde o convidado deu a sua visão de acordo com as suas experiências. O conteúdo de hoje foi tão rico que, com certeza, irá ajudar organizadores de todo o Brasil a entenderem melhor como captar patrocínios e como se relacionar com marcas para benefício do seu evento.

A proposta para uma marca

De acordo com Felipe, o ideal para conquistar uma parceria ou patrocínio é apresentar projetos adaptados para cada marca diferente, e mais do que isso, tentar conquistar a marca por tudo que ela representa, não apenas porque ela vai te ajudar com custos.

“A ideia é levar um projeto, entender o que essa marca almeja, por exemplo tem patrocinadores que querem só a visibilidade de marca e tem outros que não tem muita verba, mas querem fazer ativações e participar do evento, ativar a base de inscritos… A partir do momento que você entende isso, você já tem como moldar uma proposta específica para este determinado cliente”, afirma.

Criatividade

Hoje, muitos eventos acabam usando as marcas de maneira convencional, ou seja, deixam a criatividade de lado para não sair da zona de conforto. De acordo com o especialista, “é papel do organizador puxar o cliente para ativações, fazer coisas diferentes e apostar em inovações. Ter o logo é legal, mas o quê mais?”.

Uma dica importante é olhar para o mercado de eventos esportivos como um todo. Existe muito espaço para inovar, e quem consegue isso com certeza acaba agregando muito mais valor para os seus eventos.

O que as marcas esperam?

Para as marcas, um evento esportivo nada mais é do que um braço e uma plataforma para atingir o seu público. O evento funciona como uma ferramenta que pode impactar positivamente esse público.

Mas, o que as marcas esperam mesmo é que o público viva uma experiência positiva. Estar em um evento é um investimento de marca, assim como qualquer outro investimento. “No fim são dois propósitos: fazer acontecer o evento e melhorar ainda mais a experiência do atleta”, afirma Felipe.

Experiência

Em diversos momentos do bate papo, conversamos sobre como fazer o participante ter uma experiência incrível. Talvez, o mais importante seja fazer o organizador entender que todos os pontos de contato com o seu público são importantes.

Desde a chegada do atleta na plataforma de inscrição, local de retirada de kit, a prova em si, medalha, pontos de hidratação, largada, chegada, pós evento… Tudo isso é relevante, não só pra ele voltar na próxima prova, mas para ele sair satisfeito com a marca que forneceu tudo isso.

Por fim

O Webinar terminou com um grande ensinamento sobre “vestir a camisa”, ou seja, por mais que você tenha várias pessoas envolvidas, todos têm que se sentir donos do projeto. Se sentir parte do todo é o caminho certo para ter um bom evento e uma boa parceria. Para seguir este pensamento, apoie-se em três pilares:

Conheça o seu cliente;

Conheça as marcas;

Busque um patrocínio a longo prazo;

Criar relacionamento (com participantes e parceiros).

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