O que é tráfego pago e por que devo usá-lo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Anunciar na internet é mais fácil do que parece, e se você ainda não anuncia certamente está perdendo muitas oportunidades.

No final do ano passado, nessa matéria aqui te ensinamos a ter um Instagram vendedor de forma orgânica, ou seja, ‘’gratuita’’. Agora chegou a hora de você aprender a crescer de forma paga.

Calma que é possível ter bons resultados investindo pouco.

O que podemos dizer logo de cara é que o ideal é mesclar os dois métodos, ou seja, criar muito conteúdo e entender as boas práticas de SEO para crescer nos mecanismos de busca e as vezes pagar para ter um alcance maior ou para atingir um público mais específico.

O tráfego orgânico não requer investimento financeiro direto, porém é mais demorado para se conseguir resultados, seria um crescimento a longo prazo.

Já o tráfego pago, permite resultados imediatos.

A grande vantagem é que você pode segmentar seus anúncios, fazendo com que eles atinjam exatamente o perfil que você deseja.

Você pode inclusive fazer remarketing, ou seja, anunciar novamente pra quem já interagiu alguma vez com o seu anúncio ou pesquisou algum produto/serviço semelhante ao que você oferece, por exemplo.

Tá mas quais são as plataformas de tráfego pago mais recomendadas?

Google Ads

Ficheiro:Google Ads logo.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Através do Google Ads, sua página pode aparecer nos resultados de pesquisas do Google ou em sites parceiros com anúncios gráficos.

Você escolhe as palavras-chave que irão acionar seu anúncio quando o usuário pesquisar por elas ou por termos parecidos.

Como anunciar no Youtube Ads em 9 etapas | Expert Digital

–  YouTube Ads

O YouTube, que desde 2006 pertence a Google, também permite a divulgação de anúncios na plataforma.


Você pode optar por exemplo pelos anúncios breves ou bumper ads que são aqueles vídeos curtinhos exibidos antes ou durante os vídeos.

Deve ser usado com muita sabedoria pois por não poder ser ignorado por quem está assistindo, pode causar um efeito negativo.

Nesse tipo de campanha, você paga cada mil visualizações do seu anúncio.

Mas também há outros tipos de anúncios e com outras formas de cobranças, como: In-Stream, Display, Pesquisa, etc..

Curso Facebook Ads e Curso Instagram Ads - Expert Digital

Facebook/Instagram Ads

Sabemos que as duas plataformas se uniram, então, através de um único gerenciador de anúncios você pode anunciar tanto em uma

das duas quanto nas duas plataformas simultaneamente.

Na minha opinião a maior vantagem aqui é que o gerenciador é muito intuitivo.

Claro, algumas opções necessitam de um conhecimento mais avançado mas com poucos cliques uma pessoa que não está tão familiarizada consegue divulgar seu negócio para milhares de pessoas.

Essas plataformas também permitem vários tipos de anúncios. Você pode impulsionar um carrossel de imagens, um vídeo, apenas uma imagem e escolher entre diversos CTAs ( Call to action – chamada para ação ) ou seja, você escolhe se ao clicar no anúncio o usuário vai para o seu site, se ele vai ser direcionado para um whatsapp, se preencherá um formulário para que você entre em contato, entre muitas outras opções.

O que também é muito interessante são os tipos de segmentação que se pode fazer em ambas as plataformas.

Isso aumenta a assertividade uma vez que você pode exibir seu anúncio somente para quem realmente te interessa, mas claro, é preciso conhecer bem o seu público.

Como Utilizar o LinkedIn Ads em Meus Negócios | Ignição Digital

Linkedin Ads

Essa plataforma é um pouco mais cara de anunciar mas se o seu negócio é mais voltado ao B2B, talvez seja interessante pensar em

anunciar lá.

Essas são algumas opções:

  • Sponsored Content (Conteúdo Patrocinado)
  •  Sponsored InMail (Mensagem Patrocinada)
  •  Display Ads (Anúncios em Exibição)
  • Dynamic Ads (Anúncio
  • Video Ads (Anúncios em Vídeo)

Ela também é bastante intuitiva e fácil.

No caso do mercado de eventos, como uma organização pode usar o tráfego pago?


Bom, você pode impulsionar uma postagem do seu próximo evento, um vídeo institucional, ou se você tem bons conteúdos  em um blog, pode pagar para eles aparecerem em destaque ou transformá-los em posts e impulsionar para que alcance um número maior de pessoas.

Na maioria dessas plataformas você consegue anunciar por mais ou menos R$ 5,00 ao dia.
A cobrança e os valores variam bastante mas é possível conseguir ótimos resultados investimento pouco.

Possibilidade de segmentação, baixo custo, ausência de barreiras geográficas, mostrar o seu negócio, produto ou serviço para milhares de pessoas com real interesse e fortalecer a sua marca, se isso não te convencer a começar a investir em tráfego pago, lembre-se: seus concorrentes provavelmente estão investindo😛.

Procure agora mesmo uma agência, um bom gestor de tráfego ou do it yourself meu caro leitor, você vai se impressionar com os resultados.

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos