O seu evento tem um diferencial?

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De acordo com o Diagnóstico Nacional do Esporte, a corrida de rua e a caminhada são modalidades que juntas são praticadas por mais de 50%  da população brasileira. Por isso, a procura por provas de corrida aumenta significantemente a cada ano. Para se ter uma ideia, em 2017 foram mais 900 mil atletas inscritos só no Estado de São Paulo, segundo a Federação Paulista de Atletismo. 

Depois de ler dados como estes, você deve estar se perguntando “como conseguir destaque diante de tantas corridas? Como fazer o atleta escolher o seu evento e não outro? Como construir um diferencial?” Calma! A gente tem algumas dicas para te ajudar a alcançar tudo isso, é só continuar lendo.

Que tal uma corrida temática?

O seu evento é o seu produto e cabe a você definir quais os atributos e características do que será oferecido. Existem diversas formas de se diferenciar através do que causa estranhamento. Uma corrida com uma temática nova ou com aspectos que vão além do comum podem ser um diferencial perfeito para o sucesso do seu evento.

Para fazer uma prova temática basta usar a imaginação. Pense em personagens queridos, causas famosas, como Outubro Rosa, datas comemorativas, shows, percursos divertidos, interativos, etc. Para escolher basta focar no seu público e usar a criatividade para oferecer uma experiência inovadora.

Depois de definido o tema, busque informações importantes para entender o que você pode ou não fazer. Um bom exemplo disso é lidar com direitos autorais no caso de personagens. Isso significa que há um direito conferido por lei (L. 9.610/98) que protege as relações do criador e garante direito exclusivo de utilizar suas obras da maneira que bem entender, isso inclui permitir ou não que terceiros a utilizem.

Outro aspecto importante é entender o seu público-alvo e levar em consideração o tamanho dele. De nada vai adiantar escolher um tema muito específico e levar poucos participantes ao seu evento. Para saber mais sobre eventos temáticos clique aqui.

Ter bons parceiros é essencial.

A importância de um bom parceiro é ganhar visibilidade e dar destaque ao seu evento. Pequenas e grandes marcas podem se interessar pelo seu evento, mas para isso eles precisam saber quem é você. Apresente-se àquelas que tenham a ver com o seu mundo e com um bom planejamento, uma parceria surgirá com o tempo.

Uma dica importante é pensar em todos os aspectos que permeiam a sua prova e tentar, junto ao parceiro, aproveitar os processos envolvidos desde a produção até logística; aumentando a eficiência e reduzindo custos. Lembre-se que a melhor forma de conseguir um diferencial é aliar-se a quem é capaz de agregar valor ao seu evento. Pode ser através de um kit diferenciado, um ponto de hidratação com mais eficiência e qualidade ou uma organização bem treinada. Qualquer coisa que vá deixar uma marca positiva. Nós já escrevemos sobre parcerias aqui, vale a pena dar uma lida!

O seu preço é atrativo?

Já imaginou que o preço do seu evento pode ser um grande diferencial? Como falamos acima, o mercado de corridas de rua aumenta cada vez mais, por isso uma estratégia para chamar atenção do público pode ser a precificação. Se você já ouviu falar nos 4Ps de Marketing provavelmente vai conseguir identificar o P de Preço aqui. E nessa hora você precisa fazer algumas perguntas como:

– Qual o comportamento do cliente em relação ao preço?

– Quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece?

– Qual o limite de preço?

– O que a concorrência está fazendo?

Depois disso reveja o preço que você cobra e se ele é competitivo. Lembre-se de que o preço está ligado ao produto e à percepção da marca pelo seu público.

As pessoas sabem sobre o seu evento?

A maneira como você promove o evento pode ser um diferencial. Use os seus principais canais e abuse das redes sociais para criar campanhas criativas e que chamem a atenção do público.  Se fizer publicações no Facebook pense em impulsioná-las, atingindo de forma certeira as pessoas que busca  com a sua localização e interesses. Se quiser saber mais sobre isso clique aqui.

Não se esqueça que o mais importante no final de tudo é a experiência que o atleta leva para casa. Por isso pondere suas ações e faça um equilíbrio entre o seu produto, o preço, a divulgação e como o cliente chegará até você. Tenha isso em mente e vá em busca do seu diferencial!

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