Por que alguns eventos esportivos simplesmente fracassam? Saiba os 5 principais motivos.

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Você organiza corridas de rua, provas de natação, ciclismo, triathlon ou está entrando no mercado de eventos agora e pretende planejar um? Selecionamos os cinco principais motivos que podem resultar em um “evento fracassado” e, claro, as sugestões para que isso não aconteça com os seus.

1) Falta de planejamento

Apesar de parecer o mais óbvio de todos, vale sempre reforçar que a falta de planejamento é a grande vilã na organização de um evento esportivo. É fundamental que tudo seja pensado e revisado nos mínimos detalhes. 

Sabemos que imprevistos acontecem e como a Lei de Murphy costuma acompanhar os organizadores de eventos, lembre-se sempre que tudo que ainda estiver com a corda solta e puder dar errado, dará. Por isso, é ideal que você sempre tenha um plano B e, se possível, um C também.

Quem não planeja sempre paga mais caro.

Você já deve ter precisado de algo urgente e pagou um preço normalmente bem superior ao normal pelo simples motivo de deixar para última hora. O fato é que quanto menos tempo você tiver para planejar, mais essa situação se repetirá e novamente a Lei de Murphy voltará a te rondar. Sem contar que não terá tempo hábil para fazer as cotações, comparações de preços e negociações necessárias.

Esteja atento aos principais pontos do planejamento:

  • Público-alvo
  • Capacidade e infraestrutura do local
  • Canais de divulgação
  • Análise das entrelinhas de serviços contratados

2) Falta de divulgação

Seu evento pode sair perfeito em questão de espaço e infraestrutura. Mas, se não tiver o público esperado, você pode colocar tudo a perder. Por isso, é muito importante planejar os canais de divulgação e, se possível, ser omnichannel, segmentando por interesse de seu público.

Estratégias envolvendo influencers, que estão em alta, redes sociais próprias, parceiros estratégicos, assessoria de imprensa e o convencional e sempre relevante e-mail para sua base de forma segmentada, são boas ferramentas de divulgação. 

Mas cuidado: o excesso também pode prejudicar. O stress de base de dados e excesso de posts, por exemplo, podem ter uma consequência desastrosa fazendo com que as pessoas se desestimulem e criem birras com seu propósito. Por isso, diversifique as jornadas em cada canal e seja gentil.

3) Não estimular o engajamento com seu evento

Você sabe como foi seu evento pelo ponto de vista do atleta? Mensurou a repercussão nas redes sociais?

Compreender a percepção do seu público-alvo e descobrir os pontos mais fortes podem ser muito importantes para dar insights e contribuir para a realização de eventos com ainda mais sucesso. Claro, lembrando sempre que os feedbacks negativos são ainda mais importantes para alinhar as arestas que tenham ficado de mau agrado.

Quando você estimula a participação e o compartilhamento do público, consegue aumentar significativamente o alcance do seu evento e agregar muito mais valor na exposição de sua marca.

Considere criar hashtags, investir em backdrops criativos ou em tecnologias que possibilitem maior interação com seu público, tanto digital, quanto presencial. Um exemplo de tecnologia interativa que performa muito bem é estimular o compartilhamento em troca de recompensas. 

Enfim, use e abuse de sua criatividade!

Se você precisa de inspiração, não deixe de visitar nosso Ticket Sports HUB com conteúdos exclusivos para você, organizador de eventos esportivos, um canal onde a Ticket Sports devolve ao mercado tudo aquilo que aprende e o mais legal é que a maior parte dos conteúdos é gratuita e de fácil leitura. Agora vamos ao próximo item.

4) Não saber mensurar os resultados de sua ação

Seu evento acabou, você aplicou um alto investimento e não sabe explicar com precisão o seu retorno? Isso pode acontecer se você não definir o objetivo principal do evento em números. Mas tão importante quanto definir esta métrica, é você conseguir mensurá-la.

Alguns indicativos que recomendamos são: quantas pessoas compareceram, quanto refletiu em mídia, qual a taxa de engajamento, quantos novos atletas, qual o total em vendas de inscrições e de produtos adicionais? E por aí vai.

O objetivo e proposta do seu evento podem variar, mas a importância de trazer estes números redondos é fundamental para justificar seu investimento, atrair futuros patrocinadores e, com isso, conseguir realizar os próximos.

A plataforma Ticket Sports pode ser uma aliada nessa missão. Publicando seu evento conosco, você usufrui de relatórios confiáveis, projeções de vendas, carrinho de desistentes e muito mais para você acompanhar a evolução em tempo real. 

5) Falta de inovação em seu evento

Conforme projetou Carlos Xaulim, presidente da Abrape, 2022 será de retomada de 100% da programação, o que pode representar mais ou menos 440 mil eventos dentro de um ano. Isso demonstra a quantidade enorme de eventos que estava represada devido à pandemia. Mas, e aí, como você faz para destacar a sua marca diante de tanta concorrência?

Você já se perguntou, o que está fazendo para tornar seu evento transformador e inesquecível?

Adaptado por: Caio Carvalho | Fonte: blog.netshow.me

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