Por que as marcas mudam?

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A identidade visual de uma empresa é um dos traços mais importantes do seu elo com o público.

É através dessa identidade que a postura da empresa é definida. O público aceita e acolhe esse conceito reconhecendo que a sua marca é a sua marca.

Mas em diversos momentos vemos marcas consolidadas há anos mudando sua identidade e muitas vezes até recriando o seu posicionamento. Por que isso acontece?

Bom, existem vários fatores para isso, hoje trouxe aqui alguns deles.

Tudo é impermanente

Pessoas erram, aprendem e evoluem. Com empresas isso não é diferente.

Além disso, a forma como o seu público pensa também pode mudar de tempos em tempos e é essencial que você acompanhe essas mudanças.

Se você entende as necessidades das suas personas e percebe que o que você oferece já não as atende da melhor forma, é hora de mudar.

Um exemplo perfeito disso é a Dove. As mudanças na identidade visual são muito sutis, porém o conceito mudou drasticamente.

Identidade visual Dove

Durante anos a Dove era conhecida por trazer modelos usando os seus produtos. Com o tempo o assunto de corpos reais e aceitação ficaram bem mais presentes e então a marca precisou mudar para continuar falando com o seu público.

Outro exemplo bem mais recente foram as montadoras GM e Nissan.

Auto Papo – Uol

O momento para o setor automobilístico é de transformação desde o produto até o modelo de negócio. Logo, as montadoras estão abraçando a renovação visual para afirmar a mudança de mentalidade.

Por fim, temos o Burger King que aderiu uma versão minimalista para a sua nova identidade.

A aposta remete a confiança e os valores de comida real e simples. A última mudança havia sido feita em 1999 e por isso precisava de uma linguagem mais moderna.

Logo do Burger King antes e depois

Mudanças externas

Em 2020 o mundo se viu dentro de um cenário de pandemia que deixou tudo de cabeça para baixo. O mercado de eventos sofreu (e ainda sofre) com todas as incertezas causadas.

Quando uma mudança externa muito grande acontece muitas marcas sentem a necessidade de colocar um ponto final e construir algo novo.

Esse foi o principal motivador para que a equipe do Ticket Agora pensasse em uma nova forma de entregar conteúdo aos organizadores de eventos esportivos. Foi assim que surgiu o HUB.

Como saber a hora de mudar?

Aqui estão alguns motivos dos quais você precisa ficar atento para entender se é hora de repensar os seus conceitos:

  • Mudança no posicionamento
  • Desenvolvimento de novo modelo de negócios
  • Logo ultrapassado e com difícil aplicação
  • Mudança do comportamento das personas
  • Mudanças tecnológicas significativas

Mudei e agora?

Agora que você mudou a sua identidade ou o seu conceito é hora de seguir alguns passos.

Conte uma história. A essa altura do campeonato você já deve ter toda campanha de lançamento da nova marca pronta. Mas lembre-se de contar uma história do porquê essa mudança é importante para a sua empresa.

Seja bem transparente e otimista!

Ouça o seu público. Provavelmente nas redes sociais você verá muitos comentários, leve todos eles em consideração. Para entender melhor uma opinião que tal aplicar uma pesquisa rápida?

Monitore os resultados. Depois da nova identidade visual implementada, é fundamental monitora os resultados. Aproveite o momento e estabeleça novas métricas de resultado.

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