Saiba o que é pesquisa de mercado e como aplicá-la

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Aqui no blog existem algumas matérias sobre pesquisa de satisfação pós evento, mas hoje o assunto é sobre outro tipo de pesquisa muito importante para conhecer público e mercado. 

Ao realizar uma pesquisa de mercado você, organizador de eventos, conseguirá traçar as principais estratégias com mais facilidade. Afinal, fará todo o planejamento baseado em fatos concretos.

Mas o que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que muitas empresas utilizam para fazer o planejamento de suas ações. Seu objetivo é conhecer mais o seu mercado ou público e identificar oportunidades. Para fazer isso você usará a coleta e análise de dados, que se observados da forma correta podem gerar insights muito valiosos para a organização dos seus eventos. 

Se você está um pouco confuso, não precisa se preocupar. A pesquisa, desde a sua aplicação até a mensuração de dados, não precisa ser um bicho de sete cabeças. Basta separar cada etapa com atenção e utilizar as ferramentas corretas.

O primeiro passo

O primeiro passo é pensar qual o objetivo da sua pesquisa. Você pode fazer perguntas relacionadas ao comportamento do seu público para uma pesquisa mais ampla ou perguntas específicas sobre determinado assunto como kits, locais de prova, eventos temáticos… 

Lembre de fazer apenas perguntas relevantes e que sirvam para te dar respostas sobre questões que você queira saber. 

Não esqueça! Saber informações demográficas e geográficas como gênero, idade e local é muito importante, elas podem dar início a pesquisa. 

Escolha a ferramenta certa

O Ticket Agora já realizou diversas pesquisas de mercado com uma ferramenta muito simples, o Google Forms. Além de ser gratuita, ela fornece gráfico prontos e planilhas em Excel que facilitam o cruzamento de dados.

Você pode buscar outras ferramentas, mas lembre que na etapa de mensuração todos os dados precisam ser fáceis de entender. 

Análise de resultados

Há quem diga que esta etapa é a mais interessante. Isso porque é a hora de realmente interpretar os dados, cruzar informações e tirar insights e oportunidades das respostas do público. 

Busque entender o que almejam e quais são as suas dores. São estas respostas e análises que irão guiar a tomada de decisões para planejar e produzir o evento.

A pesquisa de mercado envolve muito mais do que perguntas e respostas e sim entender o momento do seu evento e encaixar com a expectativa dos participantes. 

Use o painel Ticket Agora!

Você sabia que se quiser fazer uma pesquisa com o seu público é possível disparar comunicados dentro do seu painel para que eles respondam?

Esta é uma ferramenta muito simples e que pode levar os seus participantes ao seu formulário. Aperte o play e veja como usar:

Inspire-se!

Veja algumas pesquisas realizadas pelo Ticket Agora que ajudaram organizadores a entenderem um pouquinho mais sobre o mercado e o público de eventos esportivos:

Trail Run – Pesquisa de comportamento e insights sobre participantes
Pesquisa inédita: Patrocínios e percepção de marcas em eventos esportivos
Diagnóstico: bikers e eventos – Pesquisa de comportamento e insights sobre participantes
Grupos e assessorias: um público que você precisa conhecer melhor

Sobre o autor

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos