The Golden Circle: como utilizar essa metodologia para complementar as vendas

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Você já se perguntou o que de fato leva um(a) atleta a comprar uma inscrição dos seus eventos? O que provoca a confiabilidade e identificação com seu projeto no momento para a tomada de decisão?

De acordo com um estudo feito em Harvard, 85% a 95% do processo de decisão de compra está relacionado ao sistema límbico, ou seja, às emoções. Ao contrário do que possa parecer, o lado racional tem menos importância nessa história, e a ligação emocional do atleta com seu propósito torna-se peça imprescindível. A teoria do Golden Circle, de Simon Sinek, pode te ajudar a entender melhor sobre isso e inclusive gerar mais valor na sua empresa de eventos e no seu processo de comercialização das provas.

Mas, o que é o Golden Circle?

É uma metodologia desenvolvida por Simon Sinek que tem como objetivo ajudar empresas a inspirarem pessoas e gerar mais valor, tanto externa, quanto internamente. O Golden Circle, ou “círculo dourado” é dividido em três partes:

  • PORQUÊ: Por que você faz?
  • COMO: Como você faz?
  • O QUE: O que você faz?

Veja abaixo uma imagem explicativa sobre as camadas do Golden Circle:

Golden Circle – Fonte: Freepik

Sinek descobriu, durante sua pesquisa sobre inspiração em pessoas e empresas, que a maioria das empresas sabe o que faz e como faz, mas poucas sabem a razão pelo que fazem, o porquê. Essas poucas que tem noção do seu porquê, são as que, segundo o estudo, conseguem inspirar através de seu diferencial competitivo em relação às outras e, assim, atingir melhores resultados.

Isso acontece porque se a resposta para a existência da sua empresa for apenas dinheiro, aquela ligação emocional com o atleta se perde, e você ainda perde uma grande oportunidade de se conectar com ele.

Você precisa de um propósito

Pode parecer que essa história de “propósito” no mundo dos eventos é só papo de coach, não é mesmo? Mas se formos analisar como funciona o consumo na nova economia, fica claro que não se trata de “estar na moda”, mas sim de uma estratégia indispensável.

Com a revolução 4.0, o atleta/consumidor, está cada vez mais informado, ele busca sobre eventos, marcas e produtos com um clique, e está atento à propagandas enganosas e sites de avaliação de atendimento ao consumidor.

Além disso, a expansão das vendas virtuais, acelerada pela pandemia, oferece a possibilidade de expandir fronteiras comerciais, e com mais opções, fica cada vez mais complexo fidelizar um atleta a seu evento ou marca, pois o poder de barganha deles está cada vez maior devido a distância do seu concorrente que está apenas a um clique. A solução para esse cenário é justamente criar uma conexão com os seus atletas através do propósito tornando-os fiéis.

Como implementar o Golden Circle em sua organização?

“Comece pelo porquê”

Essa é a frase que dá nome ao livro onde Simon Sinek explica sobre a criação do Golden Circle. Ela irá guiar todo o processo. Baseado nessa missão principal, você poderá começar a alinhar seus processos e identificar melhorias em suas entregas, se assim convir.

Por quê?

Essa é a camada central do círculo. Antes de qualquer coisa, pense: Qual o motivo da sua empresa ou seu evento existir? Essa é a base de toda estratégia. Neste momento, não pense no kit ou serviços que são oferecidos ao atleta, mas sim a razão, o propósito maior que faz do evento o que ela é, o seu DNA.

Por exemplo, para a Apple é desafiar o status quo, para a Natura é ser sustentável, para a Nike é fazer acontecer independente dos desafios no caminho, para o Ticket Agora é ser a ponte para transformar vidas através do esporte. Enfim, pense em algo que diferencie sua empresa ou evento das outras, que só você é capaz de oferecer e que inspire tanto seus atletas quanto seus colaboradores/staffs.

Como?

Aqui, na camada intermediária, é onde você discutirá os processos necessários para atender ao propósito definido anteriormente. Quais ações serão tomadas para que a missão saia do papel e de fato consiga solucionar a dor do atleta?

Nessa fase, o planejamento é crucial. Pense em cada detalhe, tudo deve estar ligado a um ponto central. A inspiração e diferenciação que você criou só terão efeito se todas as partes da sua organização funcionarem de maneira sistêmica, como um corpo vivo e em sintonia.  Aqui, é importante que ações de marketing representem com fidelidade o que ocorre dentro e fora da empresa, evitando qualquer tipo de ruído informacional com o público e para te ajudar a aprender um pouco mais sobre estes atletas indicamos a leitura do material Perfil do Atleta Brasileiro que pode ser baixado aqui.

O quê?

Essa é a parte mais fácil. Se você já sabe qual a sua missão, e quais as estratégias para alcançá-la, basta definir os produtos e serviços que estão de acordo com a proposta de valor definida.

Existem diversas coisas que uma organização pode oferecer para atender as demandas do atleta, e na verdade elas devem mudar ao longo do tempo para manter o espírito inovador que é vital na economia 4.0. O que deve se manter fixo é o seu propósito. Entenda que seu negócio não é vender kit X ou kit Y, é transformar  a vida das pessoas de maneira tão impactante, que ela investirá para fazer parte de tudo isso. Você pode fazer isso de várias formas; o importante é que a imagem da sua marca represente sempre o mesmo posicionamento frente ao mercado, para que ao longo do tempo se torne uma autoridade naquele nicho.

Por: Caio Carvalho | Fonte: RPTrader

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